1-A opção pelo regime monárquico no Brasil, após a Independência, pode ser explicada a) pela atração que os títulos nobiliárquicos exerciam sobre os grandes proprietários rurais b) pela crescente popularidade do regime monárquico entre a elite colonial brasileira. c) pela pressão das oligarquias aliadas aos interesses, da Inglaterra e pela defesa da entrada de produtos manufaturados. d) pelo temor aos ideais abolicionistas defendidos pelos republicanos nas Américas. e) pelas transformações ocorridas com a instauração da Corte Portuguesa no Brasil e pela elevação do país a Reino Unido 1-A opção pelo regime monárquico no Brasil, após a Independência, pode ser explicada a) pela atração que os títulos nobiliárquicos exerciam sobre os grandes proprietários rurais b) pela crescente popularidade do regime monárquico entre a elite colonial brasileira. c) pela pressão das oligarquias aliadas aos interesses, da Inglaterra e pela defesa da entrada de produtos manufaturados. d) pelo temor aos ideais abolicionistas defendidos pelos republicanos nas Américas. e) pelas transformações ocorridas com a instauração da Corte Portuguesa no Brasil e pela elevação do país a Reino Unido
Soluções para a tarefa
Resposta: letra E
Explicação: A vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808, fugindo de Napoleão Bonaparte que ameaçava invadir Portugal, o levaria ao início de processo de independência do Brasil. O país passa então ser a sede do governo português sendo elevado ao título de Reino Unido a Portugal e Algarves.
Diferentemente do que aconteceu nos outros países das Américas, o Brasil fez o seu processo de independência sem a participação popular, sendo planejado e apoiado pelas elites brasileiras.
A independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro II em 1822, filho do rei de Portugal que ficou no Brasil quando D. João VI, precisou retornar para reassumir o trono português, tornando-se Imperador do Brasil após a independência ser proclamada.