1- a) O que é música Abstrata? b) O que é música Concreta? 28 pontos.
Soluções para a tarefa
A) uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira ‘não representacional’ [negrito meu].
A arte abstrata tem um sentido intelectual ou emocional (ou ambos), mas não representa nem imita qualquer objeto ou figura visível” (CUMMING, Robert. Arte. Porto: Civilização, 2006, p. 358).
Em 1910, Kandinsky executou a primeira obra artística deliberadamente abstrata, uma aguarela em que não havia referências figurativas de nenhum tipo, onde a realidade circundante era “dissolvida”. Este pintor russo, bom amante da música, estabeleceria uma relação entre as cores e as formas musicais (aludindo frequentemente à sonoridade das cores e comparando estas com determinados instrumentos musicais), defendendo a evolução da pintura para a composição puramente pictórica (à semelhança da autonomia da composição musical).
2.
Portanto, a obra de arte abstrata procura o valor intrínseco das formas, das cores, dos gestos, dos sons (e os seus efeitos no espírito humano). Assim, a música abstracta procura exprimir puras ideias musicais, eliminando qualquer relação extra-musical. Não estaria incluída nesta designação a música ligada à palavra, como a dramática (ópera, opereta, zarzuela,…) ou a cantada não dramática, como o lied.
Distinta da música abstracta é também a música programática ou a descritiva (que já procurei caracterizar aqui e aqui); embora não associadas à palavra, contêm referências a fenómenos extra-musicais, como um poema (como é o caso do poema sinfónico, cujo discurso musical, embora não contendo texto, segue um guião ou argumento literário):
3.
Convido o meu leitor a ouvir novamente, se necessário, as duas peças musicais anteriores, tendo em consideração as observações seguintes:
Pode acontecer que o meu leitor não saiba alemão e, por isso, não entenda o que Kiri Te Kanawa canta no lied de Schubert. Pode mesmo acontecer que, por isso ou por outra razão qualquer, atenda apenas à música, considerando que as palavras constituem… música interpretada por um instrumento a que chamamos voz.
Com isto quero pôr a hipótese de que, quando consideramos a música, o importante é o que a própria música exprime, o que ela quer dizer — e o que a música, toda a música, quer dizer encontra-se na música, como acentuava Bernstein (ouveja-o no vídeo apresentado no texto O que a música exprime).
Se assim for, poderíamos concluir que toda a música é abstrata? que não há, sob este ponto de vista, diferença essencial entre as duas peças musicais anteriores e, por exemplo, uma obra musical puramente instrumental, como este Capricho de Paganini?:
Para concluir, proponho um exercício: a audição do belíssimo Agnus Dei, da Missa da Coroação de Mozart. Trata-se de música religiosa, não abstrata: no cristianismo, Agnus Dei (em latim, Cordeiro de Deus) refere-se a Cristo como vítima oferecida em sacrifício pelos pecados dos Homens; na missa católica, o Agnus Dei (Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós) é uma oração que se reza pouco antes da Comunhão e tem sido musicada, ao longo dos tempos, por vários compositores.
Ouça novamente a peça musical anterior, mas “esquecendo” que se trata de um Agnus Dei, “não entendendo” o que as palavras dizem,… Pergunto: a música perdeu o seu encanto, por ter “esquecido” isso? passou a significar menos?
“O significado da música está na música, e em mais parte nenhuma”, afirmou Bernstein. Concorda?
B) Musique concrète (do francês, literalmente, "música concreta") é o nome dado a um tipo de música eletrônica produzida a partir de edição de áudio unida a fragmentos de sons naturais e/ou industriais (como de baldes ou de serras elétricas, por exemplo).[1] A música concreta engloba todos os processos que incluam a junção de partes completas ou fragmentos de sons ("les objects sonores") e que podem ser sons do ambiente e de todo tipo de ruídos até os instrumentos musicais. Esses fragmentos são primeiro gravados e modificados posteriormente num estúdio especializado. Note-se que os sons utilizados para fazer música concreta não eram em regra sons obtidos a partir de instrumentos electrónicos. Uma vez que os sons são gravados antes do processo de construção da música em si, em vez de a melodia ser escrita antes que um instrumentista possa transformá-lo em som, pode dizer-se que é o oposto do modo tradicional de composição. O estilo nasceu entre o final da década de 1940 e início da década de 1950, acompanhando os desenvolvimentos da tecnologia na área de áudio, mais proeminentemente com os microfones e a disponibilidade comercial de gravadores magnéticos, utilizados como
musica concreta é um tipo de nome dado a um tipo de música eletrônica produzida a partir de edição de áudio unida a fragmentos de sons naturais ou industriais...