Informática, perguntado por smithlacerda, 1 ano atrás

1)A notação utilizada pela UML é padronizada pela OMG (Object Management Group) e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem (CONNALEN, 2003).

Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) , 2017 Órgão: UFVJM-MG Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2017 - UFVJM-MG - Técnico em Tecnologia da Informação

Como é conhecido em UML o tipo diagrama que descreve a estrutura estática de um sistema em um determinado momento?

Alternativas:

a) Diagrama de estados
b) Diagrama de objetos
c) Diagrama de entidades
d) Diagrama de sequência
e) Diagrama de atividades

2)Pode ser que em uma consulta seja necessário que alguma condição específica seja atendida como, por exemplo, que sejam listadas todas as cidades que estejam no estado do Rio de Janeiro. Neste caso, a cláusula WHERE deve ser utilizada juntamente com argumentos que representem condições a serem satisfeitas.

Banca: CESGRANRIO,2018, Órgão: Banco do Brasil

As tabelas a seguir compõem um banco de dados simplificado de um banco comercial, onde o campo sublinhado indica a chave primária. É possível que uma conta tenha vários clientes, e que um cliente tenha várias contas.

Cliente(idCliente,nomeCliente)

Conta(idConta,ultimoSaldo)

ContaCliente(idConta,idCliente)

Que comando SQL lista todos os nomes de clientes com mais de R$ 2.000,00 na conta?

Alternativas:

a) SELECT nomeCliente FROM Cliente, ContaCliente, Conta WHERE idCliente=idCliente AND idConta=idConta AND ultimoSaldo > 2000;
b) SELECT nomeCliente FROM TABLES Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs WHERE c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;
c) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs WHERE c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;
d) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs INNER JOIN c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;
e) SELECT nomeCliente FROM Cliente c INNER JOIN ContaCliente cc INNER JOIN Conta cs AS c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;

3)Uma outra opção para o relacionamento entre tabelas é utilizar a cláusula JOIN, que explicita uma junção entre tabelas. Os JOINs podem ser divididos em dois tipos: OUTER JOIN e INNER JOIN.

A opção pelo OUTER JOIN deve ser feita sempre que todos os resultados de uma das tabelas devam ser mostrados, mesmo que alguns dos dados não tenham nenhum relacionamento com a outra tabela. Para relacionar as tabelas com o OUTER JOIN, é necessário saber qual das tabelas terão todos os resultados preservados e isto deverá ser indicado através das três formas de OUTER JOIN: LEFT OUTER JOIN, RIGHT OUTER JOIN e FULL OUTER JOIN.

Um dos tipos de JOIN é o INNER JOIN que exibe os registros:

Alternativas:

a) somente exibe os registros não importando a correspondência entre as tabelas, criando uma relação entre as linhas e colunas.
b) somente exibe os registros no qual ambas as tabelas estão relacionadas.
c) somente exibe os registros não importando a correspondência entre as tabelas, criando uma relação entre as linhas, apenas.
d) somente exibe os registros não importando a correspondência entre as tabelas, criando uma relação entre as colunas, apenas.
e) somente exibe os registros quando não existir ao menos uma correspondência em ambas as tabelas.

4)A notação utilizada pela UML é padronizada pela OMG (Object Management Group) e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem (CONNALEN, 2003).

Provas: FCM - 2016 - IF Sudeste - MG - Técnico em Laboratório - Informática Disciplina: Engenharia de Software (TI)

A UML (linguagem de modelagem unificada) é uma notação padrão de diagramação, utilizada em Orientação a Objetos. Dentre os diagramas abaixo, aquele que NÃO pertence à UML é o diagrama de:

Alternativas:

a) classes.
b) requisitos.
c) atividades.
d) casos de uso.
e) sequência.

5)A notação utilizada pela UML é padronizada pela OMG (Object Management Group) e facilita a compreensão de cada parte do sistema que está sendo modelado por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a linguagem (CONNALEN, 2003).

Banca: VUNESP Órgão: CETESB Prova: VUNESP - 2009 - CETESB - Analista de Tecnologia da Informação - Banco de Dados

Na UML, a principal diferença entre o diagrama de objetos e o diagrama de classes é que o diagrama de objetos mostra:

Alternativas:

a) os objetos criados para o projeto, enquanto o diagrama de classes mostra os contextos de uso dos objetos.
b) os objetos que foram instanciados das classes, enquanto o diagrama de classes é a representação da estrutura das classes.
c) a aplicação de um diagrama de classes dentro do contexto de um diagrama de eventos.
d) a colaboração dos objetos, enquanto o diagrama de classes mostra a estrutura das classes.
e) apenas os objetos públicos, enquanto o diagrama de classes mostra todos os objetos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hakeshu
8

Resposta:

1° B, 2º D

Explicação:


jailtonmoral: 1 - b) Diagrama de Objetos

2 - d) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs INNER JOIN c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;

3 - b)  somente exibe os registros no qual ambas as tabelas estão relacionadas.

4 - b) requisitos

5 - b) os objetos que foram instanciados das classes, enquanto o diagrama de classes é a representação da estrutura das classes.
mikaelmoretti: existem respostas erradas
juliofuria66: isso, uma está incorreta
Respondido por thaynnaba
0

1 - Sobre os diversos tipos de diagramas e suas aplicações, temos que a resposta certa é a:

b) Diagrama de Objetos

Isso porque o diagrama de objetos pode ser entendido como uma espécie do diagrama de classes.

Nesse sentido, o referido diagrama mostra os objetos que foram colocados em classe além de possibilitar mostrar o momento certo da sua execução.

2 - O comando correto no caso seria:

d) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs INNER JOIN c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;

Importante notar que o comando feito da forma correta possibilita mostrar uma ação do computador em um determinado instante e que pode ser posta pelo usuário ou mesmo pelo computador quando programado para tal atividade.

3 - Sobre o inner join, temos que a resposta certa é a:

b)  somente exibe os registros no qual ambas as tabelas estão relacionadas.

Importante notar que o Inner Join serve como forma de possibilitar criar tabelas que estejam relacionadas umas as outras.

Nesse sentido, temos que tal fator é fundamental dentro de um banco de dados tendo em vista que possibilita ele organizar da melhor forma que é necessário além de ligar os dados uns aos outros para dali fazer a correta análise.

4 - Sobre as diversas características do diagrama UML, temos que a resposta certa é a:

b) requisitos

Importante notar que os diagramas UML são vários e possibilita a organização de dados.

Veja que já falamos sobre ele em questões anteriores como o diagrama de classes que possibilita mostrar o momento certo da sua execução e a melhor organização dos dados dentro de uma fluxograma, podendo ser também de outros tipos.

5 - Sobre as caraterísticas dos diagramas em UML, temos que a resposta certa é a:

b) os objetos que foram instanciados das classes, enquanto o diagrama de classes é a representação da estrutura das classes.

Como já foi dito anteriormente, os diagramas em UML servem como forma de possibilitar a organização dos dados de um fluxograma da forma que é mais correta para tal caso.

Assim, temos que a questão mostra a diferenças entre os diagramas de classes, sendo esses um dos mais utilizados.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19296184

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes