1)
A notação de uma circunferência pode ser dada por C(O,r). Ela possui alguns elementos, dos quais podemos citar o raio e o diâmetro. O raio é um segmento de reta cujas extremidades estão, uma em algum ponto da circunferência e a outra exatamente no centro da circunferência. Já o diâmetro, é uma corda que passa pelo centro da circunferência, e tem em sua medida o dobro do raio.
Assinale a alternativa que contém o valor correto do raio de uma circunferência, cujo diâmetro é 23 cm.
Alternativas:
a)
8,2 cm.
b)
11,5 cm.
c)
21,3 cm.
d)
25,1 cm.
e)
46,3 cm.
2)
“Duas circunferências são tangentes externas se têm um único ponto comum e os demais pontos de uma são externos à outra” (DOLCE e POMPEO, 2013, p. 155, grifo do autor). Neste caso, a distância entre os seus centros é igual à soma das medidas dos seus raios, ou seja, begin mathsize 12px style d space equals space r subscript 1 space plus space r subscript 2 end style.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. 9. ed. São Paulo, 2013.
Observe a figura a seguir, e assinale a alternativa correta com a medida do menor raio.
Determinar o menor raio.
Fonte: Os autores
Alternativas:
a)
5,7 cm.
b)
5,8 cm.
c)
5,9 cm.
d)
6,1 cm.
e)
6,2 cm.
3)
Dado um quadrilátero convexo e uma circunferência, e sendo todos os lados dele tangentes a ela, dizemos que esse quadrilátero é circunscrito a circunferência (vide figura a seguir). Podemos dizer também que a circunferência é inscrita no quadrilátero. Para que um quadrilátero seja circunscritível a uma circunferência, a soma de dois dos seus lados opostos deve ser igual à soma dos outros dois, ou seja, AB + CD = BC + AD.
Quadrilátero circunscrito.
Calcule a soma das medidas de todos os lados do quadrilátero circunscritível ilustrado na figura anterior. Use: begin mathsize 12px style A B space equals space open parentheses 2 a space plus space 1 close parentheses space c m semicolon space B C space equals space open parentheses a space plus space 7 close parentheses space c m semicolon space C D space equals space 9 space c m space e space A D space equals space 12 space c m. end style
Alternativas:
a)
62 cm.
b)
60 cm.
c)
59 cm.
d)
56 cm.
e)
53 cm.
4)
Um ângulo que possui o vértice em um ponto da circunferência, com os lados secantes a ela, é chamado de ângulo inscrito. Neste ângulo, o centro da circunferência pode estar em um lado do ângulo, pode ser interno ao ângulo ou externo ao ângulo. A sua medida é a metade da medida do arco correspondente, ou seja, begin mathsize 12px style â n g u l o space i n s c r i t o space equals space fraction numerator a r c o space c o r r e s p o n d e n t e over denominator 2 end fraction end style.
Qual a medida de um ângulo inscrito em uma circunferência, cujo arco correspondente é igual a 79°?
Alternativas:
a)
158,4°.
b)
118,5°.
c)
79,5°.
d)
39,5°.
e)
29,4°.
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
Resposta:
1 B
2 A
3 D
4 D
Explicação passo-a-passo:
Corrigida pelo AVA
Hellenh:
Deu super certo! Muito Obrigada. Obs: eu cliquei errado na estrela. Me ajudou muitoooooo!
Respondido por
5
Resposta:
2 - A
Explicação passo-a-passo:
No exercício informa que duas circunferências são tangentes externas entre si, portanto não se tocam. Como a imagem.
Como elas são tangentes externas, são unidas por um único ponto.
O exercício aponta que a distância (d) entre os centros da circunferência é de 14cm e que o raio do circulo maior (r₁) é de 8,3cm.
Como a distancia (d) é a soma dos raios das duas circunferências (r₁ + r₂), temos:
d = r₁ + r₂
14 = 8,3 + r₂
14 - 8,3 = r₂
r₂ = 5,7
Perguntas interessantes