História, perguntado por Babababalu, 10 meses atrás


1- A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada
ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país.

Emília V. da Costa

A interpretação correta do texto anterior sobre a independência brasileira seria:

(A) A nossa independência caracterizou-se pelo processo revolucionário que rompeu socialmente com o passado colonial.

(B) A preservação da
ordem estabelecida, isto é, escravidão, latifúndios e privilégios políticos da elite, seria garantida pelo novo governo republicano.

(C) A rápida transformação da economia foi comandada pela elite política e econômica interessada na superação da ordem colonial.

(D) O espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.

(E) O rompimento com a dependência inglesa foi inevitável, já que, após a independência, o governo passou a incentivar o mercado interno e a industrialização.

Se alguém puder responder, estarei grato!

Soluções para a tarefa

Respondido por homemdagravata
121

Resposta:

Letra D: a independência brasileira pode ser interpretada segundo o texto como a insuficiência do espírito liberal de nossas elites, que não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio.

A monarquia manteve tais privilégios, mesmo contra a vontade de D. Pedro I, visto que as elites foram essenciais para a independência. Mesmo após a abolição em 1888, logo a monarquia caiu, uma resposta direta das elites arcaicas.


Babababalu: Muito obrigado mesmo! Abraços!
evelinsacramento94: thank you
Respondido por nataliafransantos
34

Sobre a interpretação da independência está correta a alternativa d.

A independência política em relação a Portugal ocorreu, mas o Brasil ainda manteve as mesmas estruturas sociais do período desde a colonização, sem um projeto de construção de um novo país.

Houve uma mudança conservadora na qual o Brasil permaneceria sob a influência dos grandes produtores rurais escravistas e dos grandes comerciantes. Os escravos continuariam onde estavam e a população livre e pobre também.

A monarquia se apresentou como a melhor alternativa para o Brasil, pois para os grupos dominantes da época, a monarquia representava uma maneira do Brasil permanecer unido e também a de passar pelo processo de independência sem grandes transformações sociais.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/19649584

Anexos:
Perguntas interessantes