1 - A Monarquia é uma forma de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária e não há eleições para a escolha deum monarca, que governa de forma vitalícia. Assinale os países que na atualidade sustenta tal forma de governo. *
4 pontos
Reino Unido
Estados Unidos
Portugal
Noruega
Suécia
Brasil
Canadá
África do Sul
Japão
Coreia do Norte
2 - Quanto ao sistema e forma de governo, o Brasil é um país: *
4 pontos
Republicano e presidencialista
Presidencialista e monárquico
Republicano e monárquico
Parlamentarista e monárquico
3 - (ENEM-2010) O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato,com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente de outros que, por muita piedade,permitem os distúrbios que levam ao assassinato e ao roubo.MAQUIAVEL, N. O Príncipe, São Paulo: Martin Claret, 2009.No século XVI, Maquiavel escreveu “O Príncipe”,reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social,segundo esse autor, baseava-se na *
4 pontos
bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
neutralidade diante da condenação dos servos.
conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.
4 - Assinale as alternativas verdadeiras sobre a formação do Estado Moderno *
4 pontos
As mudanças no mundo feudal como a fome, as guerras, o desenvolvimento da produção agrícola,possibilitaram o surgimento das cidades (burgos) e do comércio, devido à produção do excedente.
O Estado Moderno se fundamenta no direito divino de governar dos reis através da grande parceria com a Igreja.
No período medieval, o poder político era exercido pelos senhores feudais, que acumulavam poder econômico (através da propriedade de terras), jurídico, militar, social e cultural (aliados à Igreja Católica).
As origens do modo de produção capitalista são associadas ao mercantilismo, à acumulação deriquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.
O Estado Português foi o último estado a abandonar o antigo regime feudal e organizar-se de maneira moderna, em torno da economia mercantil capitalista.
5 - O que são as leis naturais, segundo os filósofos contratualistas? E quais são os 3 direitos inalienáveis? *
6 pontos
6 - Sobre o Estado Liberal, assinale as alternativas corretas: *
4 pontos
Tem como pensadores desse modelo de Estado Montesquieu e Adam Smith.
No Liberalismo concentra-se o poder político as mãos de um único soberano.
No Estado Liberal, a economia é marcada pela não-intervenção do Estado.
O Estado liberal defende as liberdades individuais nas esferas política, econômica, intelectual e religiosa.
7 - Os Estados Nazi-fascistas foram construídos como alternativa à miséria que se instalou após a 1ª guerra mundial. Quais foram as medidas econômicas, políticas e sociais que sustentaram este modelo de estado?
6 pontos
8 - O Estado de Bem-Estar Social, assim como foi definido, se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial, tendo como importante referência o Keynesianismo, entendido como uma teoria econômica proposta pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro “Teoria geral do emprego, do juro e da moeda” com o intuito de reverter os efeitos nefastos da crise econômica de1929. Ao refletir sobre o funcionamento do Estado de Bem-Estar Social, argumenta-se que: *
4 pontos
O Estado de Bem-Estar Social fundamenta-se em um pensamento econômico que defende a nãointervenção política nos assuntos econômicos.
Estado de Bem-Estar Social é o resultado de uma estratégia neoliberal para enfrentar o desemprego crescente, por meio de políticas anticíclicas.
Atribui-se ao Estado o dever de garantir direitos sociais e econômicos ao fim de reequilibrar as distorções do livre mercado.
O Estado de Bem-Estar Social se desenvolveu sobre uma concepção totalitária da política, defendendo o ultranacionalismo, o etnocentrismo e o militarismo.
O funcionamento do Estado de Bem-Estar Social incentivou, ao redor do mundo, a concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada.
9 - Sobre o Estado Socialista, assinale as alternativas corretas: *
4 pontos
Este modelo de estado objetiva superar o capitalismo, abolir a propriedade privada e socializar os meios de produção.
Tinham como pensadores desse modelo de estado Karl Marx e Friedrich Engels. Eles preocuparam-se em compreender a dinâmica do capitalismo e a sua superação.
O lema da Revolução Russa, que deu início ao estado socialista era "igualdade, liberdade e fraternidade".
O Estado socialista defende a propriedade privada dos meios de produção.
Soluções para a tarefa
1)
- Suécia, Noruega, Reino Unido, e Canadá (que está ligado ao Reino Unido)
2) República Federativa, e Presidencialista
3) Dentre as alternativas apresentadas:
- Conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe. (vale ressaltar que, embora seja a resposta correta, essa é uma visão um pouco equivocada que comumente se tem sobre a estrutura de pensamento Maquiavélica)
4) Opção correspondente a:
- "As origens do modo de produção capitalista são associadas ao mercantilismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV"
5) Seriam as Leis Naturais, segundo o conceito aproximado destes, a real essência humana de plena igualdade de direitos que foi gradualmente alterada, por culpa das convenções sociais que se formaram dentro da sociedade, e para a existência da mesma (com leis civis para manter a ordem, por exemplo.)
Eram considerados os três direitos fundamentais pelos contratualistas: O direito a vida, o direito a propriedade, e o direito a liberdade.
6) As a alternativas corretas são:
- Tem como pensadores desse modelo de Estado Montesquieu e Adam Smith.
- No Estado Liberal, a economia é marcada pela não-intervenção do Estado.
- O Estado liberal defende as liberdades individuais nas esferas política, econômica, intelectual e religiosa.
7) De forma geral, o populismo, o apelo ao medo da população cívil, o aproveitamento da situação de extrema fragilidade política e econômica desses referidos Estados, a retomada das indústrias bélicas (interrompida pelo tratado de Versalhes, no caso da Alemanha), a perseguição política a opositores políticos, bem como apropriação de seus bens pelo partido; a invenção de inimigos imaginários; da xenofobia ao nacionalismo exacerbado — elementos que, aliados a uma propaganda eficaz, foram capazes de conquistar e cegar e manter seus líderes no poder.
8) Opção correspondente a:
- Atribui-se ao Estado o dever de garantir direitos sociais e econômicos ao fim de reequilibrar as distorções do livre mercado.
9) Alternativas corretas:
- Este modelo de estado objetiva superar o capitalismo, abolir a propriedade privada e socializar os meios de produção.
- Tinham como pensadores desse modelo de estado Karl Marx e Friedrich Engels. Eles preocuparam-se em compreender a dinâmica do capitalismo e a sua superação.
Resposta:
Explicação: