1. A metáfora “preto de alma branca” é criticada na letra da canção por estar associada a um contexto de:
a) intolerância cultural
b) desigualdade étnica
c) discriminação política
d) hierarquia econômica
Soluções para a tarefa
Resposta: letra B, desigualdade étnica.
Explicação: O trecho "preto de alma branca" diz respeito a colocação de pele negra como indigna, sendo uma forma negativa e desigual, desrespeitando as etnias e identidades, como descrito em: "para você é o exemplo de dignidade" referindo-se ao fato de a pessoa branca, colocar apenas essa cor como adequada.
A metáfora “preto de alma branca” presente na letra da canção pode estar associada a um contexto de desigualdade étnica.
Desigualdade Étnica
A desigualdade étnica refere-se a oportunidades de vida e condições sociais desiguais causadas por diversidades de etnia.
No Brasil, as desigualdade étnica surgiram desde o processo de colonização de forma agressiva e ainda são sentidas pelos povos indígenas até os dias atuais. Como exemplo de desigualdade racial relacionada aos povos indígenas no Brasil, podemos citar a falta de delimitação das terras indígenas.
Na sociedade brasileira, as diferenças sociais entre brancos e negros são evidentes no cotidiano. Além do aspecto econômico, os negros são a maioria entre os grupos de baixa renda, evidências em áreas como educação, saúde, moradia etc., de que persiste maior vulnerabilidade, sugerem que o direito do negro de ser prejudicado está garantido.
Pode-se observar também que os líderes de equipe estão sub-representados nas empresas, juízes e políticos.
Veja também questões sobre desigualdade social, como: https://brainly.com.br/tarefa/26791479