1. A Literatura infantil tem sua existência ligada à existência da escola ( ) 2. Até o final dos anos de 1930 o propósito didático-moralizante era o fio condutor dos livros infantis. ( ) 3. Cazuza, de Viriato Correa, é o marco da produção da literatura infantil, desvinculada de propósitos outros que não a literatura como arte. ( ) 4. Olavo Bilac escreveu para o público infantil, porém , assim como outros autores de sua época, viam a criança como um depósito de informações e conceitos ditados pelas classes dominantes. ( ) 5. Somente com Lobato, no Brasil, inicia-se um tipo de Literatura que se afasta do tradicionalismo anterior e proporciona à criança o contato com o lúdico, com contextos e temas até então não direcionados à criança. ( ) 6. A partir do início do século XX surgem novos autores que insistem em tratar a literatura como recurso pedagógico. ( ) 7- A Lei de Diretrizes e bases (LDB) de 1996 foi a grande solução para que os textos literários fossem vistos como arte, ao serem trabalhados como temas transversais. 8. A literatura infantil não abandona um de seus propósitos que é ensinar valores, ética, a boa moral e noções cristãs. ( )
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1. A Literatura infantil tem sua existência ligada à existência da escola (Correto).
A intenção era o ensino de condutas morais e religiosas às crianças e jovens da classe burguesa por meio de histórias infantis. Por isso, o teor moralizante na literatura infantil.
2. Até o final dos anos de 1930 o propósito didático-moralizante era o fio condutor dos livros infantis. (Falso).
Temos como um dos pioneiros da literatura especificamente infantil o escritor Figueiredo Pimentel (1869-1914) com Contos da Carochinha (1894).
3. Cazuza, de Viriato Correa, é o marco da produção da literatura infantil, desvinculada de propósitos outros que não a literatura como arte. (Correto )
Nessa obra, o escritor transformou em literatura os ideais em curso de uma nação em formação. A educação, então, precisaria ser vista com bastante atenção e cuidado de uma forma que o público infantil entendesse a importância da mesma para a constituição de cidadão.
4. Olavo Bilac escreveu para o público infantil, porém , assim como outros autores de sua época, viam a criança como um depósito de informações e conceitos ditados pelas classes dominantes. (Correto )
Ao lado de outros escritores como Carlos Jansen, Coelho Neto, Figueiredo Pimentel, Olavo Bilac ajudou a introduzir a literatura infantil no Brasil. Porém, a forma como a criança era vista na época, como um depósito de informações e conceitos ditados pelas classes dominantes, também influenciou escritores de produções infantis.
5. Somente com Lobato, no Brasil, inicia-se um tipo de Literatura que se afasta do tradicionalismo anterior e proporciona à criança o contato com o lúdico, com contextos e temas até então não direcionados à criança. ( Falso)
Tivemos outros importantes escritores que buscaram cultivar em suas produções infantis o lúdico.
6. A partir do início do século XX surgem novos autores que insistem em tratar a literatura como recurso pedagógico. (Falso )
A partir do século XX, as várias transformações no contexto social impulsionaram as várias formas de ver a literatura infantil e o como trabalhá-las nas escolas. Daí, umas das ideias baseava-se na intencionalidade pedagógica da produção literária infantil.
7- A Lei de Diretrizes e bases (LDB) de 1996 foi a grande solução para que os textos literários fossem vistos como arte, ao serem trabalhados como temas transversais. ( Falso)
A LDB contribuiu para que a literatura infantil fosse inserida na escola como ponto de apoio das atividades propostas, sendo ela o ponto de partida para o estudo de gramática.
8. A literatura infantil não abandona um de seus propósitos que é ensinar valores, ética, a boa moral e noções cristãs. (Verdadeiro )
Esses ensinamentos são implícitos nas histórias por meio de exemplos de conduta, por exemplo. As crianças os entendem pela compreensão. As fábulas, inicialmente, vinham com o parágrafo de moral da história que encerrava a narrativa. Atualmente, essa moral é somente compreendida.
A intenção era o ensino de condutas morais e religiosas às crianças e jovens da classe burguesa por meio de histórias infantis. Por isso, o teor moralizante na literatura infantil.
2. Até o final dos anos de 1930 o propósito didático-moralizante era o fio condutor dos livros infantis. (Falso).
Temos como um dos pioneiros da literatura especificamente infantil o escritor Figueiredo Pimentel (1869-1914) com Contos da Carochinha (1894).
3. Cazuza, de Viriato Correa, é o marco da produção da literatura infantil, desvinculada de propósitos outros que não a literatura como arte. (Correto )
Nessa obra, o escritor transformou em literatura os ideais em curso de uma nação em formação. A educação, então, precisaria ser vista com bastante atenção e cuidado de uma forma que o público infantil entendesse a importância da mesma para a constituição de cidadão.
4. Olavo Bilac escreveu para o público infantil, porém , assim como outros autores de sua época, viam a criança como um depósito de informações e conceitos ditados pelas classes dominantes. (Correto )
Ao lado de outros escritores como Carlos Jansen, Coelho Neto, Figueiredo Pimentel, Olavo Bilac ajudou a introduzir a literatura infantil no Brasil. Porém, a forma como a criança era vista na época, como um depósito de informações e conceitos ditados pelas classes dominantes, também influenciou escritores de produções infantis.
5. Somente com Lobato, no Brasil, inicia-se um tipo de Literatura que se afasta do tradicionalismo anterior e proporciona à criança o contato com o lúdico, com contextos e temas até então não direcionados à criança. ( Falso)
Tivemos outros importantes escritores que buscaram cultivar em suas produções infantis o lúdico.
6. A partir do início do século XX surgem novos autores que insistem em tratar a literatura como recurso pedagógico. (Falso )
A partir do século XX, as várias transformações no contexto social impulsionaram as várias formas de ver a literatura infantil e o como trabalhá-las nas escolas. Daí, umas das ideias baseava-se na intencionalidade pedagógica da produção literária infantil.
7- A Lei de Diretrizes e bases (LDB) de 1996 foi a grande solução para que os textos literários fossem vistos como arte, ao serem trabalhados como temas transversais. ( Falso)
A LDB contribuiu para que a literatura infantil fosse inserida na escola como ponto de apoio das atividades propostas, sendo ela o ponto de partida para o estudo de gramática.
8. A literatura infantil não abandona um de seus propósitos que é ensinar valores, ética, a boa moral e noções cristãs. (Verdadeiro )
Esses ensinamentos são implícitos nas histórias por meio de exemplos de conduta, por exemplo. As crianças os entendem pela compreensão. As fábulas, inicialmente, vinham com o parágrafo de moral da história que encerrava a narrativa. Atualmente, essa moral é somente compreendida.
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