1)
A línguagem varia de acordo com o contexto da comunicação, já que não falamos ou não escrevemos sempre do mesmo modo – com ênfase na comunicação escrita e sua vertente formal. Faz-se então necessário distinguir a linguagem formal da informal ou popular e adequá-la às diferentes possibilidades de comunicação. Assim, o processo de adequação linguística, em todas as situações em que nos comunicamos, ou que fazemos uso da linguagem, é essencial – principalmente no ambiente organizacional.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- A linguagem não pode ser utilizada sempre da mesma forma, quando se bem entende.
PORQUE
II- O contexto, os interlocutores e o objetivo da mensagem são alguns dos fatores que determinam a forma como ela deverá ser usada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
A língua tem uma função social fundamental ao permitir a comunicação entre os indivíduos por meio de uma linguagem de signos comuns, estabelecida entre imagens acústicas (“significante”) e conceitos determinados (“significados”), e cujo funcionamento se estabelece sobre um determinado número de regras – a gramática –, capaz de gerar infinitos enunciados ou frases. É também um código por meio do qual se estabelece conscientemente a comunicação entre emissor e receptor, por um canal de comunicação.
Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças.
I- Saber se comunicar, em um mundo construído sobre os hábitos da linguagem orientados para o grupo, é ter a capacidade de organizar e transmitir informações.
II- Saber se comunicar, é expressar-se bem por meio dos elementos que compõem a linguagem (como o significado e o significante que compõem o signo linguístico ou sua representação na palavra escrita).
III- Saber se comunicar, é apresentar e defender projetos, de acordo com as normas de acentuação, de pontuação e evitando a repetição das palavras, com clareza nas ideias, evitando ambiguidades.
IV- Saber se comunicar, é fazer uso de aspectos não verbais, também considerados como parte essencial do ato da comunicação, como o silêncio, as expressões corporais e outros aspectos da comunicação não verbal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2- e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
1. A alternativa correta é a letra A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
I- Verdadeira. A linguagem deve ser usada de acordo com o contexto. Não se pode utilizar a mesma linguagem para todos os públicos. Deve ser levado em conta o ambiente.
II- Verdadeira. O que determina o objetivo da mensagem são o contexto e os interlocutores.
2. A alternativa correta é a letra E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
O saber se comunicar está relacionado às normas de acentuação, a regras gramaticais, a coerência e coesão na apresentação de informações.
O saber se comunicar também envolve a transmissão de mensagem a partir do contexto. Pode ser usado elementos verbais (escrita e fala) ou elementos não verbais (ícones, gestos, desenhos, placas, etc).
Bons estudos!