1. “A interfase é um período em que as células estão em repouso.” Você concorda? Justifique sua resposta. 2. Considerando os processos de mitose e meiose, qual o número de células originadas, respectivamente, pelos dois processos na espécie humana? 3. Qual a importância biológica da meiose? 4. O que são cromossomos homólogos? 5. Diferencie célula haploide e diploide.
Soluções para a tarefa
1- Afirmação falsa pois na fase de interfase as células estão em intensa atividade metabólica. Apenas não estão se dividindo.
2- Na mitose, para cada célula formam-se 2 novas e idênticas à original. Na meiose, cada célula divide-se em 4 células novas e diferentes da célula original. Considerando o caso da espécie humana:
Mitose: 1 "célula-mãe" somática com 46 cromossomos (2N=46 ou 23 pares de cromossomos homólogos = número diploide) forma 2 "células-filhas" idênticas a ela (2N=46 = diploides);
Meiose: 1 "célula-mãe" germinativa com 2N=46 cromossomos forma 4 "células-filhas" diferentes dela e com metade do número de cromossomos (com N=23 ou 1 cromossomo de cada par de homólogos = número haploide). É essa divisão que forma os espermatozoides e óvulos (células haploides).
3- É durante a etapa inicial da meiose (profase I) que ocorre o processo de permutação ("troca") entre genes nos cromossomos homólogos (ou: crossing-over). A permutação permite a variabilidade genética dos gametas (e, por consequência, dos indivíduos).
4- Cromossomos homólogos são aqueles, geralmente, de mesma forma e tamanho e com locus gênicos semelhantes que formam pares nas células diploides (2N). Um cromossomo é de origem paterna e, o outro, de origem materna.
5- Célula diploide (de: diplos = dobro) é aquela que possui 2 genomas (2N), um de origem paterna e, outro, de origem materna. Ou seja: possui pares de cromossomos homólogos. Célula haploide (de: haplos = metade) é aquela que possui apenas 1 genoma (N). Ou seja: possui apenas 1 cromossomo representante de cada par de homólogos.
Espero ter ajudado.