1. A instrumentação utilizada na Bossa Nova e na Tropicália eram contrastantes. Descreva quais
eram os instrumentos principais que caracterizavam cada um dos estilos. Fale um pouco a
respeito
Me respondam.pf
Soluções para a tarefa
Resposta:
1PANORAMA MUSICAL NO SÉCULO XXI E O ENSINO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEMErcole Martelli1INTRODUÇÃOA proposta que será aqui apresentada foi realizada durante o primeiro semestre do ano de 2011, com alunos de 4º série do ensino fundamental na Escola Municipal Norman Prochet. As aulas de música já acontecem há alguns anos nessa instituição, por esse motivo muitos alunos já possuem um primeiro contato com a disciplina de músicano contexto escolar. A proposta de se trabalhar a música contemporâneacom esse público se deu pelo fato de que acreditamos ser necessário realizar uma formação musical que possa abranger as mais diferentes estéticas artísticas e musicais no sentido de se formar um pensamento crítico, que dialoga e que reflete sobre seu próprio fazer. Música na escola: uma abordagem sobre o repertório contemporâneo O século XX foi um período que pode ser caracterizado por grandes progressos e conquistas atingidas em inúmeras áreas do conhecimento humano. Fatos como as duas guerras mundiais, o desenvolvimento da tecnologia industrial, da informática e dos dispositivos de comunicação são alguns dos marcos que mudaram definitivamente a maneira como o homem vê e ouve o mundo que o rodeia. Todos esses fatos, eventos e situações são consequências de um processo evolutivo (tecnicista/tecnológico) que o homem vem vivenciando desde sua origem. No âmbito da evolução histórica musical podemos observar que a tecnologia vem 1Graduando do 4º ano do curso de Música da Universidade Estadual de Londrina;
2desempenhar um papel de extrema importância para o pensamento musical, ocupandouma posição de destaque no sentido de ampliar as possibilidades de expressão e de maneiras de se pensar o próprio processo criativo. Com o surgimento dos recursos tecnológicos como o da gravação, o homem pode não apenas gravar um som qualquer, mas tambémpode recorta-lo, isolar eventos sonoros e amplificá-los a níveis monstruosos de intensidade. Todos esses afazeres permitiram a emergência de outras escutas e de novas maneiras de se relacionar com o material sonoro, possibilitando, assim, uma expansão tanto das ideias de música, quanto do próprio fazer musical. Se por um lado o século XX nos apresentou essas inúmeras formas de se (re)pensar o som e sua utilização em diferentes contextos musicais, por outro parece que o ensino de música se não acompanhou tais mudanças, apontando, muitas vezes, para práticas musicais de caráter mais conservador, deixando de lado um certo poder provocativo e questionador instaurado e diretamente vivenciado nas artes e na música contemporânea de vanguarda. Cunha eMartins (1998) vem nos dizer que;
Explicação:
Resposta:
Bastava o uso do violão ou do piano para se fazer Bossa Nossa, embora por vezes fossem acompanhados também por uma flauta, pandeiro, ou saxofone, entre outros.
Explicação: