Sociologia, perguntado por joaoluscas26, 9 meses atrás

1- A instituição familiar é essencialmente dinâmica, e este dinamismo tornou-se muito visível na segunda metade do século XX, não só no Brasil, mas em praticamente todo o mundo ocidental. A família tradicional foi adquirindo contornos nunca antes imaginados. Comente sobre a importância dessa instituição social e as mudanças que ocorreram na mesma ao longo dos anos.

2- Apesar de semelhantes, os conceitos de status e papel social definem duas coisas distintas no campo de estudos da Sociologia. Qual a utilidade de cada um desses conceitos e que tipo de informação eles nos repassam?

Soluções para a tarefa

Respondido por bolinhosdemorango
7

1. A instituição familiar é de suma importância para o indivíduo, uma vez que ao nascer, já está inserido na mesma. Além disso, essa instituição que ensina valores morais e éticos, além de instruir o indivíduo em sua forma de agir em uma sociedade na qual os vínculos não seão iguais ao familiar, como na instituição de lazer, por exemplo. Muitas mudanças ocorreram nesa instituição. antigamente, com os patriarcados, familías eram constituidas com a visão de um homem (pai) trabalhador e com obrigação de manter a família; a mulher como dona de casa etc. Atualmente; existem famílias de muitos modos, onde a mulher não precisa ser a dona de casa, se não quiser; o homem não precisa trabalhar tanto, se não quiser; além das mais diversas formas de gênero e opção sexual, nas quais famílias de dois homens, duas mulheres, filhos ou pets em geral, foram de extrema mudança em relação a hierarquia patriarcal de anos anteriores.

2. status social constata-se no que corresponde a hierarquia de um indivíduo em uma sociedade. Já o papel social, tem relação com o que um indivíduo realiza na sociedade. Por exemplo, o título professor é um status social na qual um indivíduo possui. No entanto, o papel social do mesmo é ensinar.

Espero ter ajudado um pouco, se estiver errado, pode corrigir ai pf :)

Perguntas interessantes