1. A imagem foi concebida de modo a transformar tiradentes em um símbolo de heroísmo, luta, rêsistencia e sofrimento. Aponte elementos que justifiquem essa ideia
2. Explique por que tiradentes foi punido com pena de execução e esquartejamento pelas autoridades portuguêsas.
3. Tiradentes foi transformado em símbolo de heroísmo durante o início da república brasileira. Você considera que no presente ha outras figuras no Brasil transformadas em heróis? Apresente exemplos para justificar sua resposta.
Soluções para a tarefa
As respostas corretas são:
1) A imagem faz alusão à crucificação, coloca uma cruz na cena e ao retratar Tiradentes de forma semelhante às representações de Jesus Cristo.
2) Tiradentes foi um dos articuladores da Inconfidência Mineira em 1789. A maioria dos participantes era da elite, menos ele, que recebeu a pena mais dura. Outro motivo era sua verbalização contra a monarquia, o que o transformou em uma ameaça à coroa.
3) Algumas figuras históricas foram transformadas em mito, como Getúlio Vargas, o presidente que aprovou a CLT, mas que manteve uma ditadura pessoal de 8 anos.
Zumbi dos Palmares também ganhou, nos últimos anos, a conotação de herói devido à liderança do Quilombo de Palmares, no século XVII.
Inconfidência Mineira
O movimento teve início muito antes de 1789. Em 1760, a quantidade de ouro extraída começou a diminuir, mas os impostos foram mantidos. Em 1788, o governador da província estabeleceu uma nova taxa, a derrama, que forçava a cobrança de impostos atrasados.
Os colonos alegavam não ter ouro para pagar porque estava acabando, mas para a coroa isso não procedia. A partir desse momento, membros da elite de Vila Rica, cidade mais importante da Capitania de Minas Gerais, passaram a se organizar e rebelar contra a metrópole.
Os principais nomes: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Inácio de Alvarenga Peixoto, Oliveira Rolim, Joaquim Silvério dos Reis, e Joaquim José da Silva Xavier.
Os conjurados se baseavam nos ideais iluministas, reivindicavam o fim dos impostos abusivos e queriam a independência. Não defendiam o fim da escravidão, como o movimento que ocorreu na Bahia em 1798.
A rebelião foi denunciada por Joaquim Silvério dos Reis e outros informantes da coroa. Eles ganharam prêmios e tiveram suas dívidas perdoadas. A maioria dos rebeldes foi exilada e o governador acabou com a derrama.
Para maiores informações sobre a Inconfidência Mineira, confira: https://brainly.com.br/tarefa/3224658
#SPJ2