1)
A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre:
Alternativas:
a)
polarização e dispersão econômica
b)
elitização e popularização financeira
c)
homogeneização e diversidade cultural
d)
especialização e flexibilidade profissional
2)
A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:
Alternativas:
a)
defasagem salarial
b)
diversidade cultural
c)
associativismo sindical
d)
disparidade educacional
3)
Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:
Alternativas:
a)
integração étnica
b)
ação civilizadora
c)
cooperação militar
d)
proteção ambiental
4)
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. É elemento incluído na Lei nº 9.394/96 (LDB) pela Lei nº 10.639/03 como componente curricular:
Alternativas:
a)
o ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna.
b)
a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.
c)
o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.
d)
a história e cultura afro-brasileira e indígena.
5)
Observe a lei abaixo, depois responda:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras." (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Quanto ao estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
limita-se às áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
b)
é obrigatório apenas nos estabelecimentos educacionais privados.
c)
é obrigatório apenas para o ensino médio e facultativo no âmbito do ensino fundamental.
d)
os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âm
Soluções para a tarefa
02 - b) diversidade cultural.
03 - b) ação civilizadora.
04 - d) a história e cultura afro-brasileira e indígena.
05 - d) os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados.
01 - A contradição se dá homogeneização e diversidade cultural, sendo a letra "c" a correta.
02 - Os aspecto do operariado nacional da época é visto a diversidade cultural, sendo a letra "c" a alternativa correta.
03 - As práticas de colonização europeias na África associadas a politica de ação civilizadora, sendo a letra "b" a alternativa correta.
04 - O elemento incluído na Lei nº 9.394/96 (LDB) pela Lei nº 10.639/03 como componente curricular é a história e cultura afro-brasileira e indígena, sendo a letra "d" a alternativa correta.
05 - Referente ao estudo da história e e cultura afro-brasileira e indígena vemos que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados, sendo a letra "d" a alternativa correta.
1 - A globalização é um processo que faz com que há o conhecimento de uma cultura por toda parte do mundo, fazendo com que haja um choque de culturas por toda parte.
Isso é uma contradição bastante peculiar porque por um lado temos a diversidade cultural forte e por outra a cultura se espalha para diversos países que adotam certa cultura.
2 - O quadro operários foi uma tela pintada pela conhecida artista Tarsila Amaral. O quadro chama atenção por diversos rostos pintados que mostra a diversidade de pessoas que trabalhavam na indústria.
No quadro podemos ver pessoas de todos os tipos, vemos mulçumanos, negros, asiáticos e muitos outros. Tarsila imortaliza o quadro dando inicio ao registro da industrialização brasileira.
3 - Na historia em quadrinho o personagem Tintim age como costumavam agir os europeus. Os europeus sempre tiveram o complexo de quererem inserir sua cultura aos outros povos. Vemos isso quando os europeus chegaram na África e viram que os africanos não possuíam a mesma tecnologia.
Após verem essa diferença os europeu invadiram a África impondo sua cultura e sua língua com o intuito de fazer uma "civilização" dos povos da África.
4 - O texto fala que a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
Após esta lei ser sancionada obrigou-se a inclusão do tema na grade curricular de todas as escolas brasileiras. Isso aconteceu devido que os negros tiveram sua história apagada e achou-se que foi necessário que se haja a inclusão da historia nas escolas, também como a historia indígena.
5 - O presidente sancionou a Lei 11.645/08, tornando obrigatório que se haja o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todo âmbito escolar brasileiro.
Sendo assim, o presidente universaliza o ensino para as escolas, democratiza toda a cultura, pois, torna acessível através das escolas o ensino dessas culturas.
Aprenda mais sobre a história brasileira aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17900586