Sociologia, perguntado por luluz4, 1 ano atrás

1. A ideia de livre comércio não se desenvolveu apenas dentro das nações, pois essa ideologia foi imposta também nas relações políticas e econômicas entre os diversos países. A partir dessa ideia surgiram os conhecidos blocos econômicos que visam diminuir os empecilhos e facilitar a relação entre as nações. Portanto, os países que fazem parte do bloco X, por exemplo, possuem livre mercado entre si, diminuindo as taxas de importação e outros tipos de tributações impostas pelo mercado externo. A negociação entre os países dos blocos são determinada de acordo com as suas necessidades econômicas e políticas. Assim, essas nações podem importar e exportar com os outros países sem nenhuma restrição, na maioria das vezes. Isso gera diversas consequências para a economia interna dos países.
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
I. A formação de blocos econômicos aumenta a concorrência interna das nações. As multinacionais poderosas que entram em determinados países possuem uma concorrência desleal com micro e pequenas empresas nacionais, e essas acabam perdendo espaço no mercado.
II. Os blocos econômicos aumentam o número de importações e exportações entre diferentes nações. Isso faz com que haja uma maior quantidade de produtos importados em determinado país.
III. Em todos os blocos econômicos existe a livre circulação de bens e pessoas. Portanto, não há empecilhos de importação e exportação de produtos, e qualquer cidadão pode circular livremente pelas nações participantes dos blocos econômicos.
Está correto o que se afirma em?

PERGUNTA 6
1. Holanda Ltda. é uma organização multinacional que possui sede em diversos países da América Latina. Essa empresa se originou no Brasil e, em busca de ampliar o seu mercado consumidor, sentiu a necessidade de adentrar em outras regiões. Nos dias atuais, a Holanda Ltda. possui sedes no Uruguai, na Bolívia, no Peru e no México. Com isso, a empresa melhorou os seus resultados financeiros, e se tornou uma marca conceituada em todos esses países.
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Toda empresa possui o objetivo de expandir os seus negócios e, através da globalização, é possível ultrapassar limites geográficos e ir em busca de um público ainda mais extenso, de modo a aumentar o lucro.
II. A conquista de mercados estrangeiros é um fator positivo para as indústrias que visam ser reconhecidas internacionalmente e ampliar o seu público.
III. Essa formação de mercado consumidor em outras regiões não faz parte de um processo indutivo que gera a necessidade de consumo. Afinal, diversas empresas se instalam em determinados países apenas quando percebem que já existe um extenso público.
É correto apenas o que se afirma em?

PERGUNTA 7
1. Os avanços da tecnologia provocaram diversas mudanças no modo de vida do trabalhador e afetaram as relações de trabalho. Uma das principais alterações foram a substituição da mão de obra humana por maquinários. Isso aumentou a taxa do número de pessoas desempregadas, e gerou grandes impactos sociais. Afinal, muitas vezes o homem não é mais considerado qualificado para trabalhar por conta do advento das máquinas, já que essas tendem a ser mais rápidas e eficientes.
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. As maiores empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia e por isso o desemprego tem aumentado muito nos últimos anos;
II. Os funcionários de nível operacional são os que mais sofrem com a substituição pelas máquinas. Normalmente esses trabalhadores fazem parte de classes sociais mais vulneráveis, e por isso os avanços da tecnologia provocam impactos nas questões sociais;
III. A inovação tecnológica provoca grandes alterações nas nações em termos econômicos, mas não afeta o país em âmbito político.
É correto o que se afirma em?

Uma das principais teorias que embasam o capitalismo é o liberalismo econômico, já que essa organização política facilita o crescimento da grandes empresas e indústrias, e gera ainda mais riqueza para os países. Essa teoria parte do princípio de que o Estado não deve interferir nas questões econômicas, e que o mercado tenha livre atuação.
Com relação a essa teoria, analise as assertivas a seguir.
I. Na teoria liberal econômica o Estado interfere somente nas questões sociais, oferecendo educação, saúde e moradia para a população e dando assistência à classe menos favorecida;
II. A teoria liberal estimula o desenvolvimento de grandes indústrias através da não-intervenção do Estado na economia;
III. Na teoria liberal, o Estado desenvolve diversas políticas públicas para atender a população menos privilegiada.
É correto o que se afirma em?


brunoneumann30: Oi saberiam ajudar nesta questão

Soluções para a tarefa

Respondido por DandaraLessa
6

Resposta:II e II

Explicação:

Por conta do grande número de importações e exportações entre os países parceiros de determinado bloco econômico, as grandes empresas que adentram em determinadas nações acabam retirando diversos pequenos negócios do mercado. Isso porque, muitas vezes, essas fortes marcas possuem potencial, tecnologia e baixos custos. Portanto, a formação de blocos econômicos gera essa concorrência desleal.


DandaraLessa: I e II*
Respondido por Camilas2Dani
0

Resposta:

pergunta 6

I e II estão corretas

Explicação:

Nos dias atuais, com a globalização de mercado, é possível abrir sedes de determinada marca em vários países do mundo. Isso faz com a empresa alcance um maior número de pessoas, obtenha diversos clientes e aumente o seu lucro. E isso é um fator bastante positivo para as organizações.

Perguntas interessantes