1)
A história da enfermagem já percorreu diversos períodos históricos e em cada um deles apresentou características específicas.
Em relação aos períodos históricos, analise as afirmações a seguir colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) O Cristianismo foi a maior revolução social de todos os tempos e a lei da caridade e do amor incondicional foi sua maior influência na enfermagem.
( ) As Cruzadas deram origem a organizações de enfermagem religiosa e militar. Os Cavaleiros de São João de Jerusalém fundaram os hospitais São João (para homens) e Santa Maria Madalena (para mulheres).
( ) Com a queda do Império Romano, a ciência mudou de mãos e foi para Istambul. Lá, foram fundadas as Universidades de Córdoba, Sevilha e Toledo e foram criados hospitais e ambulatórios. É desta época o estabelecimento de fármacos e o envio de receitas para preparo pelos farmacêuticos.
( ) Com a decadência do Cristianismo, houve substituição dos religiosos por pessoas de baixa escala social. Elas trabalhavam pesado com baixos salários e extorquiam dinheiro dos indigentes e deixavam os doentes morrer.
Assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
V – V – V – V.
b)
F – F – F – F.
c)
F – V – F – V.
d)
V – F – V – F.
e)
V – V – V – F.
Soluções para a tarefa
Resposta Correta:
a) v.v.v.v
a) V – V – V – V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A maior revolução social de todos os tempos foi a cristianismo e a maior influência na enfermagem foram as leis da caridade e do amor incondicional.
II – Verdadeira. As organizações de enfermagem religiosa e militar tiveram origem nas cruzadas. E os hospitais São João (para homens) e Santa Maria Madalena (para mulheres) foram fundados pelos Cavaleiros de São João de Jerusalém.
III – Verdadeira. Devido a queda do Império Romano, a ciência mudou de mãos e foi para Istambul. Onde foram fundadas as Universidades de Córdoba, Sevilha e Toledo e foram criados hospitais e ambulatórios.
IV – Verdadeira. Devido a decadência do cristianismo ocorreu a substituição dos religiosos por pessoas de baixa escala social. que trabalhavam pesado e com baixos salários.
Bons estudos!