Português, perguntado por Geovannaloxeg430, 10 meses atrás

1. A hipótese que você levantou a respeito do nome do conto se confirmou? Explique.2. Os três primeiros parágrafos narram o vigor da natureza naquele ano.a) Pela alegria das pessoas diante desse fenômeno, o que se pode inferir arespeito da condição do lugar em que elas vivem?b) A certa altura da narrativa, a que essa alegria deu lugar? Selecione e copietrechos que revelem a mudança de estado de espírito das personagens.c) No conto, a natureza não é percebida apenas em seu aspecto biológico. Veja:​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
215

1. Resposta pessoal, pois depende da hipótese que VOCÊ levantou sobre o que o conto iria tratar, baseado apenas em seu título "Por um pé de feijão".

a) O que se pode inferir a respeito da condição do lugar em que elas vivem é de que era um lugar árido, infértil, pouco produtivo.

("a nossa terra, feinha, cheia de altos e baixos, esconsos, areia, pedregulho e massapê")

b) Essa alegria deu lugar a tristeza, causada pela perda, durante um incêndio, de todo o feijão colhido.

Trechos: "E vi os meninos conversarem só com os pensamentos e vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do meu pai"; "E vi a cara de boi capado dos trabalhadores"

c) O menino do conto percebia a plantação como uma pessoa ("feito gente"), com capacidade de compreender e compartilhar os sofrimentos.

> A figura de linguagem que ressalta essa percepção é a personificação ou prosopopeia.

Conto "Por um pé de feijão", de Antônio Torres.

Perguntas interessantes