Português, perguntado por LauraGiu1321, 1 ano atrás

1. A hipótese levantada anteriormente a respeito da temática do poema se confirmou? Qual é o recurso utilizado pelo autor para causar um efeito de surpresa no leitor? 2. Qual é o sentido da palavra Mão no contexto do poema? 3. Ultrapassar o sentido denotativo das palavras Sol. Mão e anzol pode ampliar a interpretação do poema. Explique essa afirmação. 4. O leitor precisa ter conhecimento sobre determinados contextos para atribuir sentido ao poema. Quais são esses contextos? Que conhecimento relativo a eles é necessário?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
65

Em anexo a imagem correta.


Uma hipótese inicial que podemos levantar é que o poema ou trata das questões acadêmicas sobre a existência divina, sobre a temática da Idade Média, quando a teologia era fundamental, ou críticas de caráter racionalista aos conhecimentos desprovidos de sentido objetivo da teologia.


1 - A hipótese inicial de uma possível crítica se confirma, pois há a ideia de que uma mão invisível (que representa a teologia) impede o avanço do conhecimento da minhoca.


O efeito de surpresa que é utilizado é uma súbita inversão dos rumos da narrativa, que passa das aventuras para a súbita morte da minhoca.


2 - A mão, no contexto do poema, representa simbolicamente o dogmatismo religioso que impede o avanço à iluminação.


3 - Compreender estas palavras no sentido figurado ajuda a criar uma outra imagem, de modo que deixa de ser um texto que fala sobre a captura de uma minhoca e passa a ser um texto sobre a busca e a súbita interrupção pelo dogmatismo desta busca pela verdade.


4 - É necessário que o leitor conheça o contexto das perseguições religiosas na Idade Média, sendo necessário saber que a Igreja promovia Autos da Fé e prendia ou executava aqueles que ousavam duvidar de seus dogmas.


Anexos:
Perguntas interessantes