1.
A heterogeneidade e a grande diferença de idade entre os educandos da EJA é uma das peculiaridades dessa modalidade de ensino, causando uma variedade de representações sociais entre esse público. Contudo, o que parece ser um problema é, na verdade, um mecanismo enriquecedor.
Assinale a alternativa que representa melhor essa afirmação.
A.
A relação professor–educando será fortalecida, pois o professor é o detentor do saber.
B.
O professor não precisa buscar novas estratégias de ensino, pois os educandos são inexperientes.
C.
Ao levar em consideração as diferentes experiências de vida dos educandos, abrem-se novas possibilidades de aprender.
D.
Preconceitos e práticas excludentes não devem fazer parte da aula de educação física, pois são conteúdos de outras disciplinas.
E.
O verdadeiro compromisso do profissional em educação é com o conteúdo a ser ministrado, e não com os seus alunos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C.
Ao levar em consideração as diferentes experiências de vida dos educandos, abrem-se novas possibilidades de aprender.
Explicação:
Levando em consideração a grande heterogeneidade dos alunos que frequentam a EJA, faz-se necessário que o professor busque alternativas estratégicas para alcançar todos os educandos, favorecendo, assim, a aceitação da disciplina. Essa diversidade deve ser entendida como um meio de enriquecer o cotidiano das aulas. Preconceitos e práticas excludentes ainda presentes na nossa sociedade devem ser objeto de análise e discussão em todas as disciplinas. As diferentes experiências de vida dos alunos, bem como as diversas formas de manifestação da cultura corporal trazidas pelos educandos abrem um leque de possibilidades para que todos possam aprender, inclusive o professor, pois é na relação professor–aluno que se constrói o conhecimento, tornando os conteúdos da disciplina um meio para a aprendizagem, e não o fim.