História, perguntado por jotinha1150, 10 meses atrás

1- A Grécia Antiga era um conjunto de cidades-Estados independentes. Quais características integravam as cidades helênicas, dando certa unidade ao mundo grego? Quais territórios faziam parte do mundo grego na Antiguidade e quais as diferenças em relação ao território da Grécia atual? 2- Nos tempos homéricos, como estava organizada a sociedade grega? Quais mudanças ocorreram após um processo de crescimento populacional? 3- Caracterize a economia na Grécia Antiga, destacando as diferentes formas encontradas pelos gregos para garantir a sobrevivência em termos de produção de alimentos. 4- Faça uma síntese das semelhanças e diferenças entre a organização social ateniense e a espartana. 5- Quais eram as características da democracia ateniense? Por que ela se diferencia dos regimes democráticos atuais? 6- Os gregos utilizaram o termo “bárbaro” para se referir a outros povos . Os atenienses também utilizaram o termo “estrangeiro” para se referir a alguns povos. Explique as diferenças entre esses povos chamados de bárbaros e de estrangeiros pelos gregos, identificando cada um deles. 7- Qual o principal motivo das guerras médicas? Quais povos se enfrentaram durante esses conflitos e quais as suas consequências? 8- Qual o principal motivo da Guerra do Peloponeso? Quais povos se envolveram nessa guerra e como ela terminou?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanimarqez10
24
  • Resposta:
  • Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição. Foi na Grécia Antiga que apareceram, por exemplo, a concepção democrática de governo, na cidade de Atenas, e o processo de racionalização (da busca pelo “logos”, pela razão) da realidade com o método filosófico, em cidades como Mileto e Samos. A medicina ocidental também tem suas bases nos métodos dos gregos Hipócrates e Galeno.
  • O primeiro passo para compreender a civilização grega é saber como eles próprios se compreendiam. Para tanto, faz-se necessário saber que os gregos não viviam em um país, em um Estado-Nação, tal como hoje, mas em cidades-estados independentes. O conjunto dessas cidades-estado formava a Hélade, e os gregos eram conhecidos como helenos. As cidades-estado eram conhecidas como poleis, plural de “pólis”, palavra da qual deriva o termo “política”.
  • Explicação:
  • O período de formação da pólis grega é conhecido como Período Arcaico e compreende uma extensão de dois séculos, indo de 800 a 500 a.C. Antes desse período, houve outros dois, que serviram de base para o florescimento das principais cidades gregas: Período pré-homérico, de 2.000 a 1.100 a.C., e o Período homérico, de 1.100 a 800 a.C. No primeiro, prevaleceram na região banhada pelo Mar Egeu as civilizações micênica e minoica (essa última desenvolveu-se na ilha de Creta). Já no Período homérico, houve a formação dos genos, isto é, dos clãs familiares que seriam a base para o surgimento das poleis.
  • As principais cidades formadas na Hélade foram Atenas, Esparta e Tebas. Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.
  • A partir de 500 a.C., teve início o Período Clássico, caracterizado por ser a fase do desenvolvimento do sistema filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles; do teatro, com grandes dramaturgos, como Eurípedes, Sófocles e Aristófanes; das chamadas Guerras Médicas, ou Guerras Greco-Persas, travadas contra os persas; e da rivalidade entre Atenas e Esparta com a formação das Ligas do Peloponeso e de Delos, cujo desfecho foi a Guerra do Peloponeso.
  • Esse último evento, terminado em 338 a.C., ocasionou a hegemonia da Macedônia sobre as cidades gregas, hegemonia essa que se transformou em um império comandado por Alexandre, o Grande. O império de Alexandre ocupou uma vasta extensão, indo do sul da Europa à Índia, e levando consigo as bases da cultura grega. A expansão da cultura grega pelo mundo ficou conhecida como helenismo. O Período Helenístico foi o último período da Grécia Antiga e ocorreu de 338 a 146 a.C., época em que a civilização romana começou a se tornar hegemônica.
Perguntas interessantes