1 - A Grande Depressão é chamada por vezes também de:
a) Crise de 1929
b) Crise de 1928
c) Crise de 1927
d) N.D.A
2 - A grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a:
a) Guerra Fria
b) Segunda Guerra Mundial
c) Guerra Cível Americana
d) N.D.A.
3 - Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como:
a) New Deal
b) New Star
c) New Brown
d) New Book
4 - Em que ano foi o ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos da América?
a) 1933
b) 1931
c) 1932
d) 1938
e) 1930
5 – Dentre os países abaixo, assinale aquele que não foi afetado pela crise de 1929.
a) Estados Unidos
b) União Soviética
c) Inglaterra
d) França
6 – A crise de 1929 representou a fragilidade de que sistema econômico:
a) Capitalismo
b) Socialismo
c) Comunismo
d) N.D.A.
7 – A crise de 1929, foi uma crise de superprodução, originada em que país?
a) Brasil
b) Estados Unidos
c) França
d) Argentina
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A
2) B
3) A
4) A
5) B
6) A
7) B
1. Sobre a Grande Depressão, ela também ficou conhecida como:
- a) Crise de 1929
A crise de 1929
A grande depressão, também chamada de crise de 1929, foi um período histórico vivenciado nos Estados Unidos e que culminou na demonstração de que o liberalismo econômico pode entrar em grande decadência.
O país vinha de um crescimento econômico gigantesco após a guerra, o que fez com que as pessoas entrassem num status de euforia econômica exorbitante, tal euforia, consolidou o modelo de vida americano, de consumo exagerado em todos os sentidos.
Após este avanço, os Estados Unidos passaram a ser responsáveis pela maior produção de mercadorias do mundo, sendo os maiores importadores globais. O que motivou o boom econômico e os investimentos em bolsas de valores, que acabou crescendo de forma insustentável e culminou na quebra da bolsa.
Desta forma, o que fez com que os Estados Unidos caísse nessa terrível crise foi uma grande recessão em sua economia, marcada pela superprodução e uma errônea especulação financeira.
2. Sobre o fim da grande depressão ela se deu apenas com a:
- b) Segunda Guerra Mundial
Somente após a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos conseguiram superar a crise da sua grande depressão econômica.
3. As medidas para tentar ludibriar a crise econômica americana ficaram conhecidas como:
- a) New Deal.
New Deal
O New Deal foi um plano arquitetado pelo então presidente dos Estados Unidos: Franklin Delano Roosevelt, depois da quebra da bolsa de valores de Nova York. Esse plano previa uma série de medidas para tentar ludibriar a crise, pois o seu objetivo era levantar a economia americana novamente.
Neste sentido, esse plano passa a quebrar o paradigma da liberdade econômica, posto que, ele prevê a mão do Estado atuando na economia na busca da pacificação social e econômica como forma de conter a crise, regulamentando o sistema econômico, para retomar a economia.
4. O ano do ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos da América foi o ano de:
- a) 1933.
Ápice da Grande Depressão
A grande depressão teve seu ápice no ano de 1933, em que o índice de desemprego bateu seu recorde e os empregados que ainda conseguiram se manter nos empregados foram obrigados a aceitar a diminuição salarial como medida de manutenção dos empregos.
5. Sobre os países que não foram afetados pela crise de 1929 está:
- b) União Soviética.
O socialismo na crise de 1929
A União Soviética foi um dos países que não se afetou com a crise do ano de 1929. Isso aconteceu porque esse país não era capitalista, pelo contrário, seu sistema econômico era o socialista.
Assim, como o socialismo não aceitava nenhum tipo de alinhamento com o capitalismo no quesito relações exteriores e comerciais, acabou não sofrendo com a crise os países que adotam essa ideologia.
6. Sobre a crise de 1929, esta representou a fragilidade do sistema econômico conhecido como:
- a) Capitalismo.
A crise do capitalismo
A crise de 1929 trouxe a tona uma enorme fragilidade do sistema econômico denominado capitalista. Isso porque: o capitalismo prega, de forma sucinta, a liberdade econômica, ou seja, que o Estado deve interferir o mínimo possível nas relações econômicas sociais, fazendo com que os próprios sujeitos organizem as relações desse setor e o que o mercado vá seguindo o fluxo livremente.
Assim, a crise na bolsa de Nova York demonstrou que deixar o mercado tão livre pode trazer consequências nefastas para uma sociedade, pois precisa existir alguma regulamentação para proteger o sistema econômico de fraudes, abusos e possíveis quebras que essa liberdade exacerbada possa acarretar.
7. Sobre a origem da crise de 1929 ela ocorreu nos:
- b) Estados Unidos.
Origem da Crise de 1929
A origem da crise oriunda da quebra da bolsa de valores de Nova York ocorreu nos Estados Unidos e teve como etapas as seguintes: euforia com o desenvolvimento econômico, ampliação do crédito, aumento do consumo, surgimento de novas empresas, aumento da produção, dentre outros fatores, que juntos foram motivos do colapso financeiro americano.
Aprenda mais sobre a crise de 1929 em:
https://brainly.com.br/tarefa/226150
https://brainly.com.br/tarefa/30100106
https://brainly.com.br/tarefa/9596149
https://brainly.com.br/tarefa/2503320
https://brainly.com.br/tarefa/662707
https://brainly.com.br/tarefa/34279987
https://brainly.com.br/tarefa/2842290
#SPJ3