ENEM, perguntado por vinicius6794, 1 ano atrás

1)

A globalização e a liberalização econômica têm provocado um impacto considerável nos costumes da sociedade, repercutindo no seu modo de vida, cada vez mais pautado no consumo desenfreado pela compra por impulso, que é, sem dúvida alguma, forma de aquecer o mercado e trazer a obsolescência mais rápido, gerando danos ao meio ambiente tanto pela produção quanto pelo descarte.

Do exposto, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)

A empresa tem a obrigação de preservação e conservação ambiental somente quando produz intervenções ao meio ambiente.

b)

A empresa tem obrigação, perante a sociedade, em relação à preservação e conservação ambiental pela sua responsabilidade socioambiental, contando com a gestão corporativa para este fim, que inclui o devido respeito à pessoa humana em toda a sua acepção.

c)

A responsabilidade socioambiental não conta com a gestão corporativa apesar de incluir o respeito à pessoa humana em toda a sua acepção.

d)

A globalização e a liberalização econômica produzem autonomia de gestão corporativa e impõem o consumo em prejuízo do meio ambiente.

e)

A globalização e a liberalização econômica compreendem somente a preservação ambiental e não focam o trabalhador, apesar de ser importante para a economia.

2)

A _______________, para proceder aos estudos espaciais da _____________, utiliza-se dos fundamentos filosóficos de ______. Neste caso, as relações que possuem tradicionalmente (ambiente natural e relações _______) são vistas do ponto de vista dos resultados da ________ material, buscando, por meio desse estudo, alterar estruturalmente a base da _________.

Assinale a alternativa que contém a sequência de termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas da afirmação anterior:

Alternativas:

a)

Geografia humana; geografia marxista; Marx; espaciais; produção; sociedade.

b)

Ecologia humana; geografia marxista; Marx; espaciais; produção; sociedade.

c)

Geografia marxista; geografia humana; Marx; espaciais; produção; sociedade.

d)

Geografia crítica; geografia humana; Marx; espaciais; produção; sociedade.

e)

Geografia do comportamento; geografia humana; Marx; espaciais; produção; sociedade.

3)

A União Europeia lançou em 2001 uma proposta com enfoque integrado das políticas para o desenvolvimento sustentável, compreendendo a economia, a sociedade e o meio ambiente para promover o crescimento econômico e a coesão social sem prejuízo a qualidade ambiental.

Essa proposta foi designada como:

Alternativas:

a)

Índice de desenvolvimento social.

b)

Índice de sustentabilidade ambiental.

c)

Indicadores de sustentabilidade.

d)

ISE.

e)

Estratégia da união europeia de desenvolvimento.

4)

A tecnologia é hoje uma ferramenta de gestão ambiental, provocando a interface do conhecimento pela necessária interação das áreas, como, por exemplo, a biologia marinha e os equipamentos a serem produzidos para viabilização do seu estudo, envolvendo com isso a engenharia.

Assim sendo, é correto afirmar:

Alternativas:

a)

As práticas ou ações humanas que causam mudanças no meio ambiente de tal modo o sistema ecológico e as mudanças ambientais alteram seu aspecto para que os seres humanos a valorizem e passem a se preocupar se degradam ou não o meio ambiente.

b)

Para o estudo das tecnologias para gestão ambiental é importante considerar que os impactos ambientais não são atributos exclusivos da era industrial e tecnológica, pois, desde que o homem passou a manusear e modificar a realidade ao longo da sua existência.

c)

A magnitude das práticas que impactaram o meio ambiente em seu ecossistema variou ao longo do tempo, mas, são de pouca importância para a tecnologia verde.

d)

Os estudos provenientes da tecnologia se destinam a sustentar ações de planejamento, prevenção e intervenção e não incluem a tecnologia verde.

e)

A gestão ambiental não inclui a tecnologia verde por cuidar apenas de aspectos teóricos de importância questionável nos dias de hoje.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunoassuncao1p67zmc
2

O setor de serviços é provavelmente o mais liberalizado dos setores. A liberalização oferece a oportunidade para o setor de competir internacionalmente, contribuindo para o crescimento do produto interno bruto e geração de divisas. Como tal, serviços e exportações são uma parte importante das estratégias de crescimento de muitos países em desenvolvimento. Os serviços de tecnologia da informação da Índia tornaram-se globalmente competitivos pelo fato de que muitas empresas no mundo têm terceirizado certas funções administrativas para países onde os custos são mais baixos. Além disso, se os prestadores de serviços em alguns países em desenvolvimento não são competitivos o suficiente para ter sucesso nos mercados mundiais, as empresas estrangeiras serão atraídas para investir, trazendo com eles as melhores práticas internacionais e as melhores habilidades e tecnologias.[7]

A entrada de prestadores de serviços estrangeiros não é necessariamente uma evolução negativa e pode levar a melhores serviços para os consumidores domésticos, melhorando o desempenho e a competitividade dos prestadores de serviços domésticos, bem como simplesmente atrair IDE/capital estrangeiro ao país. De fato, algumas pesquisas sugerem que um corte de 50 por cento das barreiras ao comércio de serviços ao longo de um período de cinco a dez anos iria criar ganhos globais no bem-estar econômico de cerca de 250 bilhões de dólares estadunidenses por ano.[7]

Os riscos potenciais da liberalização do comércio

No entanto, a liberalização do comércio também traz riscos significativos que exigem gestão econômica cuidadosa através de uma regulação adequada por parte dos governos.

Existem argumentos que com a liberalização os fornecedores estrangeiros possam ocasionar o fechamento dos fornecedores nacionais e, em vez de trazer investimentos e à transferência de competências, permite que estes e seus acionistas de capturar os lucros para si próprios, levando o dinheiro para fora do país".[7] Por isso, é muitas vezes argumentado, que é necessária a proteção para permitir que as empresas nacionais tenham a oportunidade de desenvolver, antes de serem expostas à concorrência internacional. Outros riscos potenciais decorrentes da liberalização incluem:[7]

Riscos de instabilidade do setor financeiro global, resultante de contágio financeiro.

Risco de fuga de cérebros

Risco de degradação do meio ambiente, embora este risco tenha sido rejeitado por Gene Grossman e Alan Krueger baseados na hipótese da Curva de Kuznets

No entanto, pesquisadores como os do Overseas Development Institute citam que os riscos são superados pelos benefícios mas que é necessário uma regulação cuidadosa.[7] Por exemplo, existe o risco de que os prestadores privados peguem os mais rentável clientes e deixam de servir certos grupos não lucrativos de consumidores ou regiões geográficas. No entanto, essas preocupações podem ser resolvidas através da regulamentação e por uma obrigação de serviço universal nos contratos, ou no licenciamento, para evitar que tal situação ocorra

Respondido por socorro243so
2

Resposta:

resposta certa B

Explicação:

Perguntas interessantes