1- A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de: a- Dalton. b- Proust. c- Boyle. d- Lavoisier. e- Gay-Lussac. 2- A cerca de uma reação química, considere as seguintes afirmações: I. A massa se conserva. II. As moléculas se conservam. III. Os átomos se conservam. São corretas as afirmativas a- I e II apenas. b- II e III apenas. c- I e III apenas. d- I apenas e- III apenas 3- A reação entre 23g de álcool etílico e 48g de oxigênio produziu 27g de água, ao lado de gás carbônico. A massa de gás carbônico obtida foi de: a- 44g b- 22g c- 61g d- 88g e- 18g 4- Qualquer que seja a procedência ou processo de preparação do NaCl, podemos afirmar que sua composição é sempre 39,32% de sódio e 60,68% de cloro, com base na lei de: a- Lavoisier b- Dalton. c- Richter. d- Proust e- Avogadro. 5- Em qual dos eventos mencionados abaixo NÃO ocorre transformação química? emissão de luz por um vagalume. a- A formação do gelo no congelador. b- fabricação de vinho a partir da uva. c- Azedamento do leite. e- Queima do carvão.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- A) Dalton, 2- C) I e III apenas,3- 44g, 4- A)Lavoisier, 5- (Essa eu não tenho certeza, porém chutaria na última...)
Explicação:
2- I) Verdadeiro. A lei de conservação das massas diz que "a massa não é destruída nem criada, apenas transformada".
II) Falso. As moléculas são quebradas para liberar átomos que unem-se em novas conformações, formando novas moléculas.
III) Verdadeiro. Apesar de moléculas serem quebradas e outras serem formadas, a quantidade de átomos sempre permanece a mesma, também de acordo com a lei de conservação das massas.
São verdadeiras I e III(alternativa c)
3- Álcool etílico (C2H6O);
Oxigênio (O);
Água (H2O);
Gás carbônico (CO2);
Montando a reação:
C2H6O + O = H2O + CO2
A massa do reagente álcool etílico + oxigênio é igual a = 23 + 48 = 71. Então a massa do produto, também tem que ser igual a massa do reagente, de acordo com a lei da conservação das massas, a massa do produto tem que ser igual a massa do reagente. Logo é só subtrair a massa dada de 27 gramas, pela massa do reagente 71 gramas, para descobrir a massa do gás carbônico.
71 - 27 = 44 gramas
A massa obtida é a mesma do reagente. Somando 27 da água + 44 gramas do gás carbônico, é igual a 71 gramas.