História, perguntado por manueleguitar9, 6 meses atrás

1) A formação do feudalismo se deu após a degradação do Império Romano que ocorreu,
principalmente, após a invasão dos:

a)povos germânicos

b)povos gregos

c)povo gauleses

d)povos asiáticos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardosus
3

Resposta:

germanicos

Explicação:

Respondido por DomPedroII1831
2

Resposta:

a)povos germânicos

Explicação:

A Idade Média e todas as transformações observadas na Europa nesse período foram consequência da desagregação do Império Romano. O fim do Império Romano do Ocidente foi o resultado final de uma crise que se arrastou por séculos, pelo menos, desde os século III.

A partir do século III, o sistema que sustentava o Império Romano começou a colapsar por uma série de fatores. Primeiramente, há de considerar-se que o sistema escravista era o que afiançava a economia de Roma, e, a partir do século III, esse sistema entra em crise pelo fim das guerras de conquista do império.

O sistema escravista romano era dependente das guerras de conquista de Roma porque por meio delas é que se capturavam prisioneiros, enviados como escravos para o território. Esses escravos amparavam a economia romana, mas, com o fim das guerras de conquista, o número deles diminuiu e a economia romana colapsou. Além disso, havia a conturbada política romana.

No século III, a corrupção e a disputa pelo poder corroíam a sustentação de Roma e enfraqueciam o império. Tudo isso fez com que o território ficasse vulnerável e suas fronteiras suscetíveis a serem invadidas. Nesse momento aparecem os povos germânicos, que habitavam além das fronteiras do Império Romano e passaram a “pedir”, a partir do século III, passagem pelas terras de Roma.

Os historiadores debatem até hoje por que os povos germânicos começaram a migrar nesse período, e as especulações são inúmeras: procura por terras mais férteis, fuga de climas rigorosos, fuga de povos mais poderosos que já estavam em migração etc. Do século III em diante, dezenas de povos germânicos invadiram as terras de Roma.

Visigodos, ostrogodos, hérulos, alamanos, suevos, vândalos, hunos, saxões, francos, alanos, burgúndios, jutos e anglos são apenas alguns de muitos povos que assolaram as terras do Império Romano. As invasões traziam destruição que afetava mais a economia e ampliava a profundidade da crise romana.

O império tentou reestruturar-se por reformas: congelamento de preços, criação de uma nova capital (Constantinopla), divisão do império em Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, entre outras. As reformas, no entanto, foram em vão, e o lado ocidental do império sucumbiu.

Anexos:
Perguntas interessantes