1. A fim de combater os muçulmanos no Oriente e retomar Jerusalém, a Terra Santa, expedições militares, conhecidas como Cruzadas, partiram da Europa. Quais foram os motivos das Cruzadas? Assinale a alternativa certa. *
a) Com as Cruzadas a Europa entrou em guerra com o oriente havendo uma diminuição nas trocas comerciais e um isolamento do ocidente, pois ficaram proibidos de comercializar com os árabes.
b) Os mercadores queriam aumentar o comércio com o Oriente; os nobres esperavam obter terras; a Igreja queria reconquistar o domínio sobre Jerusalém; as pessoas comuns esperavam obter a salvação eterna.
c) Os comerciantes europeus tomaram o controle do comércio com o oriente criando diversas rotas e comercializando cada vez mais produtos com o apoio das corporações de ofício e as guildas que controlavam a produção.
d) O principal motivo das cruzadas foram as grandes navegações, pois os árabes impediram o acesso de comerciantes europeus pelo mar mediterrâneos.
02. As Cruzadas estenderam-se entre os séculos XI e XIII e reuniram milhares de pessoas: homens, mulheres, crianças, nobres e camponeses, ricos e pobres, civis e religiosos e tiveram importantes consequências para a sociedade medieval. A respeito das consequências das cruzadas, assinale a alternativa correta. *
a) Os motivos das cruzadas eram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus. As cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo.
b) Maior participação dos europeus no comércio de especiarias e artigos de luxo orientais pelo mar Mediterrâneo; enriquecimento dos comerciantes europeus; e enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas.
c) O objetivo das cruzadas era a “reabertura” do Mediterrâneo, que possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, causando o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no ocidente da Europa.
d) O objetivo das cruzadas era alterar principalmente as relações de trabalho, permitindo que os servos passassem a receber salário, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
Soluções para a tarefa
Resposta: B
Explicação: Os mercadores queriam aumentar o comércio com o Oriente; os nobres esperavam obter terras; a Igreja queria reconquistar o domínio sobre Jerusalém; as pessoas comuns esperavam obter a salvação eterna.
1) Sobre os motivos das Cruzadas está correta a alternativa b.
As Cruzadas reuniam diversos interesses. Os nobres desejavam conquistar terras, a Igreja desejava retomar Jerusalém dominada pelos turcos, as pessoas comuns acreditavam que através da Guerra Santa conquistariam a salvação eterna e os comerciantes desejavam fazer novos negócios.
Com todos estes objetivos em mente, partiam rumo ao Oriente para promover sua guerra santa contra os infiéis e conquistar seus objetivos que nem sempre eram religiosos.
2) Sobre as consequências das Cruzadas está correta a letra b.
O objetivo da Igreja que era conquistar Jerusalém que havia sido tomada pelos turcos, não foi atingido, mas o encontro entre os povos permitiu o reaquecimento do comércio no Mar Mediterrâneo.
Os comerciantes participavam das Cruzadas pois perceberam que as elas eram uma oportunidade para a retomada de contatos comerciais entre o Oriente e o Ocidente através do Mar Mediterrâneo, o que possibilitou o “renascimento comercial”, contribuindo para a ruína do sistema feudal.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/20262051