1. A Filosofia da Educação foi incorporada à formação básica docente na virada do século XIX para o século XX. Nesse momento, essa disciplina é chamada a cumprir algumas funções na formação docente. Leia abaixo acerca dessas funções da Filosofia na formação de professores:
I. Um vez que a Educação se faz a partir de perguntas como: Quem é o estudante que queremos formar? Quais são os fins da Educação? Podemos pensar que o exercício docente é parecido com o exercício filosófico e, assim, é importante que os professores dominem esse saber.
II. O pensamento filosófico tem a potência de articular os saberes das ciências humanas (Hisória, Geografia, Sociologia, entre outros), conferindo-lhes um sentido tanto científico quanto social. Nesse sentido, é importante para a formação acadêmica dos professores.
III. Uma vez que a Filosofia supõe um questionamento constante da realidade, ela fornece uma espécie de "metodologia" de ensino que favorece uma aprendizagem ativa e autônoma aos estudantes.
IV. A formação pedagógica não pode abrir mão do conhecimento filosófico porque ele fornece explicações sobre a realidade que podem ser ensinadas aos alunos de modo que eles reproduzem modelos de comportamente adequados à sociedade democrática.
É correto o que se afirma em:
a. I e III, apenas.
b. II, III, apenas.
c. II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Correta letra A
A filosofia da educação tem como característica a formação de um saber reflexivo no aluno, levando-o a pensar acerca do mundo que o cerca de modo investigativo.
A filosofia não tem a potencia de articulação de saberes relacionado às ciências humanas. A filosofia concede os métodos necessários para o aprimoramento das reflexões e questionamentos.
Os ensinamentos filosóficos não tende a ensinar padrões de comportamentos, pelo contrario, o intuito é fazer a pessoa questionar tais padrões e procurar meio de resolve-los.
Perguntas interessantes