Filosofia, perguntado por Akbidkh34, 11 meses atrás

1. “A Filosofia a golpes de martelo” é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obra Crepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s): * 1 ponto a) conceitos filosóficos e valores morais, pois eles são os instrumentos eficientes para a compreensão e o norteamento da humanidade. b) existencialismo, ao anticristo, ao realismo ante a sexualidade, ao materialismo, à abordagem psicológica de artistas e pensadores, bem como ao antigermanismo. c) compositores do século XIX, como, por exemplo, Wolfgang Amadeus Mozart, compositor de uma ópera de nome “Crepúsculo dos deuses”, parodiada no título. d) conceitos de razão e moralidade preponderantes nas doutrinas filosófica dos vários pensadores que o antecederam e seus compatriotas e/ou contemporâneos como Kant e Hegel. e) ao socialismo da URSS, que reutiliza o martelo como símbolo central da classe operária. 2. Para Nietzsche, os gregos perceberam que há duas forças diferentes na arte e na vida. Uma ele chamou de apolíneo e a outra de dionisíaco. São características do dionisíaco: * 1 ponto a) sonho, dança, mutação, luz. b) embriaguez, dança, transformação. c) beleza, força, luz, ordem. d) sonho, aparência, luz, ordem. e) embriaguez, aparência, luz, força.

Soluções para a tarefa

Respondido por dudariechel007
97

Resposta:

1) letra D

2) letra B

Explicação:

Segundo o Classroom:

1) Nietzsche criticava a supervalorização da ética como verdade universal, portanto criticava Kant e Hegel, que por sua vez defendiam a ética.

2) Se apolíneo representa a razão, ordem e harmonia; dionisíaco representa a paixão, fantasia e embriaguez.


gabgalvan: certoooo vlww
Respondido por AnthonioJorge
0

1) Nietzsche foi um grande crítico dos filósofos que o antecederam. Logo, a alternativa D está correta.

2) O dionisíaco caracteriza-se pela embriaguez, pela dança e pela transformação. logo, a alternativa B está correta.

Para Nietzsche, em termos gerais, é o conhecimento que deve estar submetido à vida. Sócrates, como o próprio grego se dizia, era um discípulo de Apolo. Nietzsche considerava-se o último discípulo de Dioniso.

Apolo e Dioniso formam um contraste. Há uma tensão simbolizada entre eles.

O apolíneo é a visão do sonho, a tentativa de expressar o sentido das coisas na medida e na moderação, com equilíbrio e de forma limpa. O apolíneo simboliza:

  • racionalismo
  • o onírico  
  • unidade de expressões  
  • dialética  
  • distanciamento da música de cítara

Já o dionisíaco simboliza:

  • força instintiva
  • embriaguez criativa
  • paixão sensual
  • múltiplas expressões
  • desmesura
  • êxtase
  • música épica e violenta

Ainda que considere ambas as figuras necessárias, Nietzsche não as iguala de modo algum. Os pré-socráticos, para Nietzsche, possuíam ainda uma espécie de valor poético em suas sentenças, valor este abandonado com a rigorosa investigação racional instaurada por Sócrates.

O "Crepúsculo dos ídolos" é o ocaso dos ídolos filosóficos, mais precisamente Platão e Sócrates, que representam, para Nietzsche o lado apolíneo da filosofia. Os "golpes do martelo", assim, formam o método crítico e ácido que Nietzsche exerce a derrubada destes ídolos históricos, por meio de seus aforismos.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/21981403

Anexos:
Perguntas interessantes