1. A fábula que você leu tem o objetivo de produzir a reflexão sobre alguns sentimentos e valores que os seres humanos devem preservar. Dentre outros, podemos destacar: (A) a solidariedade (B) a verdade (C ) a honestidade (D) a beleza 2. O rato ficou aterrorizado ao ver a ratoeira porque: (A) a ratoeira estava desarmada. (B) sentiu-se ameaçado. (C) a mulher do fazendeiro corria perigo. (D) era muito medroso. 3. Ao sair correndo avisando os outros animais da existência de uma ratoeira na fazenda, o rato pretendia: (A) receber a ajuda dos amigos para se desfazer da perigosa armadilha. (B) espalhar um boato. (C) se divertir com a reação dos amigos. (D) assustar os companheiros. 4. Podemos classificar a reação da galinha, do porco e da vaca como uma atitude: (A) amigável (B) preconceituosa (C) justa (D) egoísta 5. O rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro porque além da preocupação inicial: (A) suspeitava que talvez houvesse cobras n
Soluções para a tarefa
01. (A) a solidariedade
Nos faz refletir o quanto é importante sermos solidários e pensar que o bem ou mal que fazemos acaba voltando para nós de alguma forma.
02. (B) sentiu-se ameaçado.
A ratoeira representa um perigo iminente para o ratinho.
03. (A) receber a ajuda dos amigos para se desfazer da perigosa armadilha.
O rato procurava apenas ajuda, já que sozinha não seria capaz de resolver o problema.
04. (D) egoísta
Os animais não pensaram no que a ratoeira representa para o rato, considerando apenas o fato dela ser inofensiva para eles.
05. Incompleta.
Para responder às questões, leia o texto abaixo:
A Fábula da Ratoeira
Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:
– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!
A galinha disse:
– Desculpe-me, Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:
– Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira!!!
O porco respondeu:
– Desculpe-me, Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:
– O que, Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha.
Como a doença da mulher piorava a cada dia, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentar os visitantes, o fazendeiro matou o porco.
Infelizmente, apesar de todos os cuidados, a mulher não melhorou e acabou falecendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.
Espero ter ajudado!
1) A solidariedade é um dos sentimentos que os seres humanos devem conservar e que podem produzir reflexão nesta fábula. Letra A.
O rato foi solidário, não pensou apenas no perigo em que corria, mas fez questão de avisar todos os animais da floresta. Só que saiu decepcionado porque percebeu que nem o porco, nem a vaca ou a galinha se solidarizaram com ele, uma vez que à princípio, este fato não atingiria a eles em nada.
Mas como tudo acaba atingindo a todos um dia, sem que possamos perceber, ocorreram todos os fatos que provocaram o sacrifício de cada um deles, fazendo com que percebamos que a lição a se tirar dessa fábula é que tudo está interligado, e que de uma forma ou de outra, todos são atingidos, direta ou indiretamente.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2170512
2) O rato ficou amedrontado ao ver a ratoeira, porque se sentiu ameaçado, uma vez que a ratoeira é feita especialmente para matar ratos. Letra B.
Porém, não pensou somente nele, acreditou que de uma forma ou de outra, aquele instrumento iria trazer algum perigo para os demais, indo avisar um a um dos animais. Não teve sucesso na atitude, uma vez que não foi lhe dado o devido crédito, sendo que ninguém se compadeceu da sua situação.
A ratoeira não pegou o rato, e sim uma cobra peçonhenta, que picou a esposa do fazendeiro, que morreu dias depois. E por conta de cada evento, o porco, a vaca e a galinha foram sacrificados.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/4155670
3) Quando o rato saiu para avisar os outros animais da ratoeira na fazenda, ele gostaria de receber a ajuda dos amigos para se livrar dela, um artefato muito perigoso. Letra A.
Pelo susto e medo que ficou, o rato foi buscar ajuda, além de avisá-los do perigo, uma vez que em sua concepção, traria risco a eles também. Nenhum deles levou a sério o comentário, pois acreditavam que a ratoeira não iria trazer problemas a nenhum deles.
Mas a sucessão de fatos, de forma irônica, fez com que o desfecho da história fosse contra eles, no momento em que a galinha virou canja, bem como a vaca e o porco, que viraram churrasco.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28607777
4) A reação da galinha, do porco e da vaca pode ser classificada como egoísta. Letra D.
A galinha, o porco e a vaca pensaram apenas neles, no fato em que a situação que o rato descrevia não lhes traria perigo. É dessa forma que boa parte das pessoas reage diante de situações que não lhe trazem perigo, mesmo que outra pessoa, que seja prejudicada com aquilo, peça ajuda.
As pessoas não dão importância, desconversam, deixam pra lá. Se pensarmos que tudo está interligado, mais dia ou menos dia irão sentir as consequências do seu desinteresse pelo outro. No momento em que todos trabalharmos juntos, as coisas irão melhorar.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13948476
5) O rato ficou abatido e cabisbaixo por ter se decepcionado com a atitude dos amigos diante da sua situação. Letra C.
O rato foi buscar ajuda, a solidariedade de seus amigos. Encontrou criaturas que não se solidarizaram nem deram importância ao que estava vivendo. Além de estar preocupado, se sentiu sozinho naquele momento para resolver aquela questão.
Ele também ficou bem decepcionado, pois acreditava que teria a ajuda deles para conseguir se livrar da ratoeira, que era o seu principal obstáculo. E não sabia como fazer para retirar aquilo de lá sozinho, ou fazer alguma coisa para que ela não lhe oferecesse perigo.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/290809