História, perguntado por adefesilva, 11 meses atrás

1)
"A expansão urbana foi contemporânea, no Ocidente, ao desenvolvimento rural. Por isso, não é possível separá-lo da expansão comercial, uma vez que ambos se influenciaram mutuamente: na história europeia, a Idade Média, foi um grande momento de criação urbana".

A respeito do desenvolvimento econômico e social da Europa ao longo do segundo milênio, é correto afirmar que

Alternativas:

a)
o Grande Cisma do Século XIV selou a divisão entre católicos latinos (submetidos ao bispo de Roma, o papa) e católicos orientais (submetidos aos patriarcas das igrejas locais), com o fim do celibato clerical e o estabelecimento de igrejas locais que, séculos depois, dariam origem à reforma protestante.

b)
a Liga Hanseática confederou grupos econômicos, estabelecidos em cidades, em uma única e estruturada aliança de natureza mercantil, que viabilizou a exploração comercial da região Norte da Europa de forma monopolizada, estabelecendo novas redes comerciais.

c)
a Guerra dos Cem Anos mobilizou as casas reais Inglesa e Francesa no combate contra a nova expansão dos muçulmanos pela região sul da Europa – especificamente, pela Península Ibérica – de modo a deter esta expansão, que ficaria conhecida como Reconquista.

d)
as disputas dinásticas entre as monarquias francesa e inglesa são um elemento marcante da etapa final da Idade Média, tendo sido iniciadas a partir da ‘Questão das Investiduras’, que retirava a legitimidade dos reis ingleses em estabelecer títulos de nobreza.

e)
entre os Séculos XII e XV d.C, o Império Bizantino conheceu sua fase de apogeu, dada a expansão comercial em torno da região mediterrânea, a supressão da Igreja latina e sua separação no Cisma de 1054, e a conquista de novos territórios que haviam sido perdidos para os califados muçulmanos ao longo dos séculos VII e VIII d.C.

Soluções para a tarefa

Respondido por eliogauto
5

Resposta:

E

Explicação:

Perguntas interessantes