1- A Europa vivia em grande transformação no século XIX, um vendaval revolucionário. Explique com suas palavras as principais mudanças sofridas no continente europeu nesse período.
2- Os organizadores da Conjuração Mineira, em 1789, haviam se inspirado em algumas ideais vindas do exterior. Identifique essas ideias e aponte as principais reinvidicações dos lideres do movimento.
3- Escreva com suas palavras as principais medidas de D. João VI no período Joanino (1808-1820) e como essas medidas impactaram em Portugal e na ex-colônia, posteriormente chamada de Brasil?
8- Nesse capítulo, estudamos a independência do Brasil. Você viu que tanto os fatores externos como internos colaboraram para esse processo, mas será que, por ter se tornado "Independente" no plano político, singifica que o governo de um país toma todas as decisões sozinho, sem interferência de ninguém? Você já pensou sobre isso? Faça o que se pede:
a) Observe o gráfico em anexo. Com base em sua experiência de vida e nas informações que você adquire em noticiários, internet, rádio e outros, você diria que os dados apresentados no grafico podem causar impacto em sua vida cotidiana? Em caso positivo, que área de sua vida seria afetada? Por que?
b) Será que existe algum organismo ou instituição internacional que influencie a vida política, econômica ou social dos países do mundo? Você pode conversar com algum professor,parente ou pesquisar na internet sobre a geopolítica do mundo atual e as relações internacionais.
c) Através da reflexão, responda a questão inicial "SERÁ QUE, POR TER SE TORNADO "INDEPENDENTE" no plano político, significa que o governo de um país toma as decisões completamente sozinho? Sem interferência de ninguém?
Soluções para a tarefa
wikipedia// A História da Europa descreve a passagem no tempo desde os primeiros humanos que habitaram o continente europeu até a atualidade. A primeira evidência do Homo sapiens na Europa data de 35 000 a.C.[1] O relato mais antigo feito sobre o continente é a Ilíada, de Homero, da Grécia Antiga, que data de 700 a.C.[2] A República Romana foi estabelecida em 509 a.C., e transformada no Novo Império de Augusto na primeira metade do século I.[3] A religião cristã foi adotada no século IV.[4] Confrontado com migrações bárbaras e a praga, o império foi dividido entre Leste e Oeste[5] e a Idade Média se instalou no coração da Europa Ocidental. O Império Bizantino manteve a luz da civilização acesa no Leste. A Igreja Oriental e Ocidental confrontaram-se por séculos sobre o meio de governo eclesiástico,[6] provocando o cisma em 1054, que aconteceu em seguida à divisão anterior de 451, e foi prosseguida das Cruzadas do oeste para recuperar o leste da Invasão dos Muçulmanos. A sociedade feudal começava a ruir enquanto os invasores mongóis carregavam a peste negra[7] com eles. Os muros de Constantinopla caem em 1453,[8] e ainda o Novo Mundo é descoberto em 1492, por iniciativa de Portugueses e Espanhóis. A Europa acorda do período medieval através do redescobrimento do ensinamento clássico. O Renascimento foi seguido da Reforma Protestante, do frade alemão Martinho Lutero, que atacou a autoridade papal. A Guerra dos Trinta Anos,[9] a Paz de Vestfália e a revolução Gloriosa deram a base para uma nova era de expansão e o iluminismo.
A revolução industrial, começando na Grã-Bretanha, permitiu às pessoas, pela primeira vez, não dependerem mais de material de subsistência.[10] O recente Império Britânico dividiu-se assim como suas colônias na América revoltadas para estabelecer um governo representativo. Uma mudança política na Europa aconteceu a partir da Revolução Francesa, quando as pessoas gritavam "Liberté, Egalité, Fraternité". O líder francês seguinte, Napoleão Bonaparte, conquistou e reformou a estrutura social do continente através de guerras até 1815 Quanto mais e mais donos de pequenas propriedades ganhavam poder de voto, na França e no Reino Unido, a atividade socialista e dos sindicatos desenvolveu-se e a revolução se instalou na Europa em 1848. Os últimos vestígios de servidão foram abolidos do Império Austríaco no mesmo ano. A servidão russa foi abolida em 1861.[11] As nações balcânicas começaram a ganhar suas independências do Império Otomano. Depois da Guerra Franco-Prussiana, o Reino de Itália e o Império Alemão foram formadas de grupos de principados em 1870 e 1871.[12] Conflitos desencadearam-se ao redor do globo, em uma série de impérios, até que a procura do lugar ao sol acabou com o início da Primeira Guerra Mundial. No desespero da guerra, a Revolução Russa prometia ao povo "paz, pão e terra". Além de humilhada com o Tratado de Versalhes, a Alemanha tem sua economia destruída com a grande depressão e uma nova grande guerra. Com a vitória do capitalismo e do comunismo sobre o fascismo, começou uma nova ordem mundial conhecida como guerra fria. A Europa Ocidental formou uma área de livre comércio, dividida pela Cortina de Ferro da União Soviética. Quando o muro de Berlim caiu em 1989, a Europa assinou um novo tratado de união, que em 2007, compreendia 27 países.