História, perguntado por Isabellabiasfortes, 9 meses atrás

1. A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos.Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000(adaptado).
a) No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil. Explique qual era esse projeto político, como deveria acontecer a abolição? *

Soluções para a tarefa

Respondido por brunoelestudioso
16

resposta: Joaquim Nabuco defende o projeto de abolição gradual da escravidão, realizada por meio de reformas jurídicas e econômicas da própria sociedade brasileira, em contraposição a um modelo revolucionário, onde os escravizados conquistariam a liberdade por meio de uma guerra civil.

Este projeto, que efetivamente foi posto em prática no Brasil, se deu por meio de uma série de leis que progressivamente foram fazendo com que a escravidão fosse suprimida. Primeiro se proibiu o tráfico negreiro (Lei Eusébio de Queirós), depois a escravidão dos maiores de sessenta anos e os nascidos a partir de um período determinado em lei, até que, em 1888, houve a abolição completa da prática no país

Respondido por tagliettimariana
6

 Nabuco era um monarquista, no entanto, tinha uma postura abolicionista, ele acreditava que não era necessário uma revolução violenta por meio de guerra civil vinda dos escravos, mas sim que o necessário era a extinção da escravidão aos poucos.

 Ele acreditava que a escravidão devia começar sendo extinta no parlamento, onde era o lugar que se fazia as leis e tinha as discussões sobre a vida social e política do Brasil.

 E foi dessa maneira que a escravidão de fato foi extinta, aos poucos, de forma gradual, algumas leis foram:

  • Lei Eusébio de Queiroz: essa lei proibia o tráfico negreiro.

  • Lei do sexagenário: Onde os idosos de mais de 60 anos não podiam mais ser escravizados.

  • Lei do Ventre Livre: Onde os bebes de escravas nascidos a partir de 1871 eram livres.

  • Lei áurea: Foi a que realmente trouxe a liberdade para os escravos.

 Um link de uma questão que pode te auxiliar: https://brainly.com.br/tarefa/1194695

Anexos:
Perguntas interessantes