1)
A escola tem papel fundamental no processo de inclusão. No entanto, fala-se que a escola pública no Brasil sempre foi praticante da exclusão e que o atual governo (seja qual for) está corrigindo esta injustiça (isto para aqueles que acreditam na boa vontade dos governos...). E estratégia para esta tal inclusão são bem conhecidas: criação de ciclos, a não reprovação, o abandono das notas, as correções de fluxo, entre outras.
Qual é o papel da escola no processo de inclusão?
Alternativas:
a)
A escola é o principal espaço para que, pela inclusão, o aluno tenha conhecimento.
b)
A inclusão em espaço escolar deve partir das políticas públicas de educação como direito de todos em frequentar uma escola.
c)
É o Ministério Público que deverá garantir acesso à todos os indivíduos em idade escolar para garantir a inclusão ao conhecimento.
Alternativa assinalada
d)
A escola tem o papel de garantir ao sujeito o conhecimento para que ele exerça de forma plena e com autonomia a sua cidadania. Incluir significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais.
e)
Manter a escola acessível a todos com espaços adequados para acolher todos os indivíduos com limitações físicas.
Soluções para a tarefa
d) A escola tem o papel de garantir ao sujeito o conhecimento para que ele exerça de forma plena e com autonomia a sua cidadania. Incluir significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais.
A escola deve formar alunos pensantes, isto é, que ajude a formar seu pensamento crítico, a não aceitar todas as verdades como absolutas, mas sim a fazer o questionamento.
Dessa forma, ajuda a formar cidadãos livres, que questionam. Esses ensinamentos vão para a vida toda. Os alunos se tornarão pessoas mais ativas, com a vontade de aprender e a questionar o mundo ao seu redor.
A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.
Abraços!