Geografia, perguntado por drikaivp, 1 ano atrás

1)
A escala é um elemento fundamental em representações cartográficas, pois têm o objetivo de demonstrar quantas vezes o real foi diminuído para poder ser representado no plano e pode ser apresentada de duas formas: gráfica ou numérica. Sem a escala não há como saber qual é o tamanho real da área que está sendo representada e saber realizar cálculos de escala é de extrema importância para quem leciona geografia. Dessa maneira, em um mapa de escala 1:500.000 dois pontos A e B distam-se em linha reta 4 cm e, a partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a distância real em linha reta entre os pontos:

Alternativas:

a)
200km
b)
20km
c)
2km
d)
0,2km
e)
0,02km
2)
As curvas de nível é uma forma de realizar a representação tridimensional da superfície terrestre ou de parte dela. São utilizadas linhas que sempre se fecham em si mesma, mesmo que isso não seja visualizado em uma carta ou mapa, e possuem a mesma altitude em toda sua extensão. Dessa forma, não há como duas curvas de nível se cruzarem, mas elas podem se tocar (quando estamos diante de um desfiladeiro ou então de uma queda d’água). A partir do exposto, analise a figura a seguir e assinale a alternativa correspondente:



Após analisar a figura anterior, leia as alternativas a seguir e assinale a que estiver correta:

Alternativas:

a)
A topografia próxima a letra A é mais acentuada do que a próxima a letra B.
b)
A mais elevada altitude na figura é 800m, que está destacada em linha mais escura.
c)
A letra B está em uma área de altitude mais elevada do que a letra A.
d)
A letra A está em uma área de topografia mais elevada do que a letra B.
e)
A letra A está sobre um curso d’água e a letra B em um topo de morro.
3)
As projeções cartográficas constituem em traçados sistemáticos de linhas em uma superfície

Plana, possibilitando que os traçados dos continentes sejam transferidos de uma superfície esférica (o globo terrestre) para o plano. Há diversos tipos de projeções, que foram elaboradas com diferentes finalidades. Uma discussão muito fortuita sobre as projeções ocorreu no período da Guerra Fria quando o historiador Arno Peters criou uma projeção que ficou conhecida como "Projeção para um mundo solidário", em contraposição à famosa projeção cilíndrica de Mercator. Sobre o assunto, observe as figuras a seguir:



Tendo como base as figuras anteriores, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correspondente:

I – A projeção de Mercator não apresenta distorção das áreas dos continentes, por isso que os territórios mais distantes do equador apresentam deformidade.

II – A projeção de Mercator se tornou a mais famosa de toda história pelo fato de ser a única que não apresenta distorções.

III – A projeção de Peters não apresenta distorção das áreas dos continentes, mas o mesmo não pode ser dito dos contornos dos continentes, por isso os territórios parecem alongados.

IV – A projeção de Peters recebeu o nome de "Projeção para um mundo solidário" devido ao fato de os continentes com maiores problemas sociais se destacarem em tamanho em relação aos mais ricos.

Estão corretas apenas:

Alternativas:

a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
e)
III e IV
4)
Em 1878 o canadense Sanford Fleming propôs um sistema internacional de fusos horários onde a Terra seria dividida em 24 fusos, cada um representando uma hora. No ano de 1884, foi realizada, na capital estadunidense, a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano com o objetivo de propor a padronização mundial da hora legal. O Observatório Real de Greenwich foi escolhido como referência para a longitude 0° e os outros fusos seriam contados positivamente para leste, e negativamente para oeste, até ao Meridiano de 180º - o Antimeridiano (Linha Internacional de Data). Dessa forma, imagine que você irá pegar um voo de Lisboa (0 GMT) que partirá as 08hs em direção a Belo Horizonte (- 3 GMT) e o tempo total de voo será de 11hs. Que horas o avião pousará em Belo Horizonte (horário local)?

Alternativas:

a)
4hs
b)
10hs
c)
19hs
d)
16hs
e)
21hs
5)
As Coordenadas Geográficas possibilitam que em um mapeamento seja possível identificar pontos únicos e exatos sobre a localização, seja de pessoas ou de objetos. A partir do cruzamento dos paralelos e meridianos é possível que se saiba onde determinado objeto ou pessoa está, mas, para tanto, deve-se utilizar elementos de referência. A imagem a seguir é uma representação simplificada de um planisfério, onde é possível observar quatro hemisférios (oriental, ocidental, austral e meridional). Analise-a atentamente e responda o que é solicitado:



A sequência correta em relação ao percurso das setas é:

Alternativas:

a)
Sudeste – Noroeste – Norte – Nordeste - Sul
b)
Nordeste – Sudoeste – Norte – Sudeste - Norte
c)
Norte – Leste – Sul – Oeste - Norte
d)
Noroeste – Sudeste – Sul – Sudoeste - Norte
e)
Sudoeste – Nordeste – Sul – Noroeste - Norte

Soluções para a tarefa

Respondido por lynemoraly
21
1- b
2- d
3- c
4- d
5- a


drikaivp: obrigada valeu pela a resposta voce ajudou e muito
lynemoraly: de nadinha
Perguntas interessantes