1)
A epidemiologia consiste no estudo da distribuição dos determinantes da prevalência da doença em uma população e, com a aplicação das técnicas aprendidas na seção anterior, possibilitar estratégias para controlar problemas de saúde. Essa forma didática em apresentar a epidemiologia possui duas partes diferentes: os estudos descritivos e analíticos, que fazem parte de um tipo de estudo epidemiológicos que são os observacionais.
Tomando como referência os estudos observacionais, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) - Os estudos descritivos observam a incidência ou prevalência de doenças ou condições relacionadas à saúde, e quais as mudanças podem ser observadas de acordo com certas características
( ) - Os estudos analíticos como parte do método epidemiológico têm como principal função testar hipóteses de associação entre possíveis causas e efeito.
( ) - A partir dos estudos descritivos é possível formular uma hipótese, realizar os estudos analíticos e testar, por meio de técnicas, a hipótese de associação entre a possível causa e o efeito.
( ) - Com base em estudos analíticos e os testes de hipóteses é possível concluir sobre a relação causal e, em algumas vezes, perceber a necessidade de novos estudos descritivos e novas hipóteses a serem formuladas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – V – V – V.
d)
V – F – V – V.
e)
V – F – V – F.
Soluções para a tarefa
A epidemiologia é uma área de estudo que analisa como que os determinantes em saúde influenciam no processo de saúde-doença de um indivíduo, além de analisar se o ambiente ao qual está inserido também influencia, para isso são utilizados dois tipos de estudos, o descritivo e o analítico, sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
Estudos epidemiológicos e suas características
Como dito anteriormente, a epidemiologia analisa todas as coisas que podem influenciar na saúde de uma população, dessa forma, os estudos epidemiológicos são realizados para confirmar hipóteses. Como exemplo disso, os estudos descritivos relacionam a incidência, que são os casos novos, com a prevalência, que são os casos antigos para alguma doença, este tipo de estudo é importante porque determina as características da distribuição daquela doença.
Além disso, os estudos analíticos relacionam uma possível causa a doença, como por exemplo, a falta de saneamento básico em uma comunidade e o aparecimento de casos da doença de chagas.
Leia mais sobre estudos epidemiológicos
#SPJ1