1- a eleição de Getúlio Vargas representou, de fato, uma ruptura com as tradicionais estruturas politico-economicos da republica velha?
2- Por que o tenentismo apoiava Getúlio Vargas?
3- qual era o principal objetivo político de Getúlio Vargas ao assumir a presidência da república em 1930?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) R: A partir da década de 1920, começaram a surgir no cenário nacional alguns fatores sociais e políticos que contribuíram decisivamente para o declínio e derrocada da República Velha. O agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a Revolução de 1930.
2)R: Acreditavam que sua ação era parte de uma missão que salvaria o país. As propostas políticas dos tenentes de uma maneira geral se vinculavam ao clima do pós-Primeira Guerra Mundial, marcado pelo avanço do nacionalismo e da centralização política.
3) R: A ideia de Vargas era, a princípio, reformar todo o modelo político brasileiro, pois temia que as oligarquias tradicionais retomassem o poder, caso fossem convocadas novas eleições de imediato. Sendo assim, uma das marcas do governo de Vargas, já manifestada no Governo Provisório, foram as medidas centralizadoras.
espero ter ajudado :)