1. A educação nas escolas não é um processo descolado da realidade em que vivemos. Assim, ela reflete os interesses de classe e as dinâmicas de relação que vivenciamos em nosso cotidiano, adquirindo uma dimensão política fundamental. É a partir dessa compreensão que alguns estudiosos como Paulo Freire defendem uma escola que não se sustente pela transmissão passiva de saberes, mas que construa coletivamente um conhecimento crítico e ligado à realidade dos estudantes. Considere as afirmações abaixo acerca da dimensão política da escola: I. Os professores devem cumprir o papel de romper com aquilo que parece ser natural, mas que é, na verdade, imposto e construído através da história. II. As escolas têm como função social a formação de indivíduos críticos e ativos na transformação da sociedade. III. Quando não questionada e transformada pela comunidade escolar, a escola atua para a manutenção da sociedade como ela é e, por consequência, das desigualdades que ela carrega. É correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
I, II e III.
A educação nas escolas deve ser reconhecido como um espaço politizado, uma vez que uma das funções sociais das escolas baseia-se na busca do desenvolvimento de consciência política dos alunos.
Diante disso, é função da escola formar indivíduos ativos e engajados na sociedade, sobretudo em relação a dinâmica das mazelas sociais, para que sejam capazes de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
tania3366:
resposta certa obrigado!
Respondido por
17
Resposta:I, II e III. CORRETÍSSIMAS.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás