1)
A educação na Roma arcaica (ou antiga), teve caráter prático, familiar e civil, destinada a formar o civis romanus que de certa maneira foi mais desenvolvido que os outros povos porque tinha consciência do Direito, como fundamento da própria "romanidade".
O fragmento acima diz respeito a qual concepção referente aos romanos:
Alternativas:
a)
Lealdade
b)
Identidade
c)
Mestiçagem
d)
Diversidade
2)
A Europa, de fato, nasceu cristã e foi nutrida de espírito cristão, de modo a colocá-lo no centro de todas as suas manifestações, sobretudo no âmbito cultural. O _____________teve um papel fundamental na cultura ocidental. Caso exemplar é o da educação, que se desenvolve em estreita simbiose com a Igreja e com as instituições eclesiásticas que são as únicas delegadas a educar e a formar. Da Igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação, organizam-se as instituições com este objetivo e programam-se as intervenções, como também nela se discutem tanto as práticas como os modelos para as classes altas, uma vez que é típica da Idade Média a divisão social, das teorias e das práticas educativas, como tinha sido no mundo antigo.
O fragmento refere-se a qual influência ligada a educação na Idade Medieval:
Alternativas:
a)
islamismo
b)
eurocentrismo
c)
paganismo
d)
cristianismo
3)
Os efeitos históricos desse período constituíram, no campo educacional, estruturas de longa duração:
A Universidade e seu modelo didático;
A formação profissional artesanal ligada ao saber corporativamente organizado e separado da cultura geral, como vimos (as corporações de ofícios);
As instituições sociais de caráter religioso que também no Estado Moderno serão preferencialmente núcleos de formação de base;
A família vista como investida de um dever essencial de educação, colocada antes de qualquer intervenção pública e, por isso, fundamental;
Trata-se de qual período:
Alternativas:
a)
Idade Antiga
b)
Idade Média
c)
Idade Moderna
d)
Idade Contemporânea
4)
A reforma protestante teve grande influência no processo educacional na modernidade, por defender, dentre outros elementos, a disseminação do ensino.
Todas as alternativas a seguir contem nomes de líderes dessas revoluções, exceto:
Alternativas:
a)
Lutero e Calvino.
b)
Melanchton e Calvino
c)
Melanchton e Lutero
d)
Inácio de Loyola e Lutero.
5)
Em meados do século XVIII esses colégios foram fechados pela imposição das monarquias, entre outras razões, pela disputa política em torno do monopólio da educação. Os representantes dessa companhia foram expulsos de Portugal, do Brasil, da França e da Espanha e as elites políticas e intelectuais defendiam a ideia de que a educação moral e científica deveria ser privilégio do Estado, sobretudo pela necessidade de formar os quadros administrativos do governo. Nessa época, expandiu-se o movimento intelectual denominado Iluminismo, que entre tantas outras propostas, apresentava a necessidade de laicização do ensino, ou seja, o ensino não religioso e da educação escolar como elemento essencial de desenvolvimento da civilização. Era a necessidade de associar razão e progresso.
O fragmento refere-se a expulsão dos:
Alternativas:
a)
Portugueses
b)
Japoneses
c)
Jesuítas
d)
Monarcas
Soluções para a tarefa
1) O mito pode ser compreendido como
1) A educação na Roma arcaica (ou antiga), teve caráter prático, familiar e civil, destinada a formar o civis romanus que de certa maneira foi mais desenvolvido que os outros povos porque tinha consciência do Direito, como fundamento da própria "romanidade".
O fragmento acima diz respeito a qual concepção referente aos romanos:
Alternativas:
a) Lealdade
b) Identidade
c) Mestiçagem
d) Diversidade
2) A Europa, de fato, nasceu cristã e foi nutrida de espírito cristão, de modo a colocá-lo no centro de todas as suas manifestações, sobretudo no âmbito cultural. O CRISTIANISMO teve um papel fundamental na cultura ocidental. Caso exemplar é o da educação, que se desenvolve em estreita simbiose com a Igreja e com as instituições eclesiásticas que são as únicas delegadas a educar e a formar. Da Igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação, organizam-se as instituições com este objetivo e programam-se as intervenções, como também nela se discutem tanto as práticas como os modelos para as classes altas, uma vez que é típica da Idade Média a divisão social, das teorias e das práticas educativas, como tinha sido no mundo antigo.
3) Os efeitos históricos desse período constituíram, no campo educacional, estruturas de longa duração:
• A Universidade e seu modelo didático;
• A formação profissional artesanal ligada ao saber corporativamente organizado e separado da cultura geral, como vimos (as corporações de ofícios);
• As instituições sociais de caráter religioso que também no Estado Moderno serão preferencialmente núcleos de formação de base;
• A família vista como investida de um dever essencial de educação, colocada antes de qualquer intervenção pública e, por isso, fundamental;
• Trata-se de qual período:
Alternativas:
a) Idade Antiga
b) Idade Média
c) Idade Moderna
d) Idade Contemporânea
4) A reforma protestante teve grande influência no processo educacional na modernidade, por defender, dentre outros elementos, a disseminação do ensino.
• Todas as alternativas a seguir contem nomes de líderes dessas revoluções, exceto:
Alternativas:
a) Lutero e Calvino.
b) Melanchton e Calvino
c) Melanchton e Lutero
d) Inácio de Loyola e Lutero.
5) Em meados do século XVIII esses colégios foram fechados pela imposição das monarquias, entre outras razões, pela disputa política em torno do monopólio da educação. Os representantes dessa companhia foram expulsos de Portugal, do Brasil, da França e da Espanha e as elites políticas e intelectuais defendiam a ideia de que a educação moral e científica deveria ser privilégio do Estado, sobretudo pela necessidade de formar os quadros administrativos do governo. Nessa época, expandiu-se o movimento intelectual denominado Iluminismo, que entre tantas outras propostas, apresentava a necessidade de laicização do ensino, ou seja, o ensino não religioso e da educação escolar como elemento essencial de desenvolvimento da civilização. Era a necessidade de associar razão e progresso.
• O fragmento refere-se a expulsão dos:
Alternativas:
a) Portugueses
b) Japoneses
c) Jesuítas
d) Monarcas
CORRIGIDO PELO AVA.
Bons estudos!!!