Pedagogia, perguntado por zaynne18, 8 meses atrás

1. A educação concebida no período ditatorial, 1964-1984, tinha caráter tecnicista, ou seja, voltada para a formação de mão de obra ao mercado de trabalho, realizando a preparação do
individuo. Neste sentido, visava ao aprendizado, ao interesse e à adaptação do aluno ao meio profissional, copiando assim o modelo existente nas fábricas e indústrias, fazendo da educação
um processo de burocratização. Na Educação de Adultos é criado neste periodo O Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral. Disserte sobre a Educação de Adultos e o Mobral.

Soluções para a tarefa

Respondido por blitzkriegpablo
10

Resposta:

Resposta Esperada:

- Durante a década de 1950, com o processo de modernização que ocorria no Brasil, com uma crescente urbanização e industrialização, ampliava-se também a demanda pela educação como um todo, inclusive para jovens e adultos. Neste segmento, destacou-se a proposta do educador Paulo Freire, é criado o método de Paulo Freire na Educação de Adultos, que em uma concepção libertadora, considerava a realidade em que o sujeito estava inserido para promover sua emancipação da condição de oprimido para a de cidadão crítico e atuante na sociedade.  

- Caracterizava-se por possuir uma perspectiva libertadora e baseava-se principalmente nos conhecimentos prévios dos alunos, buscando compreender suas próprias experiências de vida, partindo do uso de ?palavras geradoras?, fazendo com que o indivíduo adquirisse consciência crítica, podendo compreender e questionar sua própria realidade. No início do Regime Militar de 1964, houve uma ruptura na proposta de Freire.  

- O novo governo, de caráter ditatorial, decidiu pela implantação de um modelo mais apropriado para a formação de mão de obra, adotando uma educação de concepção tecnicista. O Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral - surgiu no dia 15 de dezembro de 1967; de acordo com a Lei n° 5.379, foi pautado por meio da tendência tecnicista que privilegia as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, intensificando a burocratização que leva à divisão do trabalho.

- Voltada para a formação de mão de obra ao mercado de trabalho realizando a preparação do indivíduo. Neste sentido, visava ao aprendizado, ao interesse e à adaptação do aluno ao meio profissional, copiando assim o modelo existente nas fábricas e indústrias, fazendo da educação um processo de burocratização. No ano de 1985, o Brasil contava com milhões de jovens e adultos analfabetos. Neste mesmo ano, o Mobral foi extinto e substituído pela Fundação Educar.

Explicação:


zaynne18: obrigado
Perguntas interessantes