. 1- A deterioração dos ecossistemas, a diversidade dos problemas de saúde, violência, o crescimento descontrolado das cidades, as mudanças nos sistemas produtivos, são alguns exemplos de situações que demandam novas formas de enfrentamento científico. Por outro lado, a chamada “pós modernidade” coloca essas questões na esfera do político. Nota-se que o conceito de “população tradicional” e os direitos desses moradores em áreas de preservação se tornaram motivos de divergências entre ambientalistas. Os debates se acentuaram com o reconhecimento oficial dessa população principalmente após a promulgação do Projeto de Lei n. 27, de 1999, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e do decreto 4887 de 20 de novembro de 2003.
Faça uma breve pesquisa sobre a citada oficialização de 2003, inclusive em textos de aulas, como a 27, e comente sua relação com as questões da “pós-modernidade”.
Soluções para a tarefa
Apesar de toda a confusão que o termo pós-modernidade
pode causar, algumas caracterizações de constatar algumas similaridades entre visões distintas. Exemplo disso é o fato
de que ambos encaram a pós-modernidade como um fenômeno cultural. Featherstone afirma que em seus estudos “fala em pós-modernismo como uma lógica cultural, ou dominante cultural, que conduz à transformação da esfera cultural da sociedade contemporânea. A função do termo pós-modernidade seria
Pontes (2003, p. 50) afirma que essa característica de relativização do tempo está presente tanto nas obras de Maffesoi, que a chama de ‘presenteísmo’, quanto de Jameson, que utiliza o termo ‘presente perpétuo’. Bauman também destaca o caráter relativo e cada vez mais subjetivo do tempo na pós-modernidade, a qual ele chama de ‘modernidade líquida’. De acordo com o autor, já no começo da era moderna se observava uma emancipação do tempo em relação ao espaço, na qual “a relação entre tempo e espaço deveria ser de agora em diante processual, mutável e dinâmica, não predeterminada e estagnada”
O que resulta dessa nova maneira de se relacionar com o tempo é a quebra da sensação de limite
Apesar de toda a confusão que o termo pós-modernidade
pode causar, algumas caracterizações de constatar algumas similaridades entre visões distintas. Exemplo disso é o fato
de que ambos encaram a pós-modernidade como um fenômeno cultural. Featherstone afirma que em seus estudos “fala em pós-modernismo como uma lógica cultural, ou dominante cultural, que conduz à transformação da esfera cultural da sociedade contemporânea. A função do termo pós-modernidade seria
Pontes (2003, p. 50) afirma que essa característica de relativização do tempo está presente tanto nas obras de Maffesoi, que a chama de ‘presenteísmo’, quanto de Jameson, que utiliza o termo ‘presente perpétuo’. Bauman também destaca o caráter relativo e cada vez mais subjetivo do tempo na pós-modernidade, a qual ele chama de ‘modernidade líquida’. De acordo com o autor, já no começo da era moderna se observava uma emancipação do tempo em relação ao espaço, na qual “a relação entre tempo e espaço deveria ser de agora em diante processual, mutável e dinâmica, não predeterminada e estagnada”
O que resulta dessa nova maneira de se relacionar com o tempo é a quebra da sensação de limite