1. A desagregação do regime escravocrata e senhorial operou-se, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o estado, a igreja ou outra qualquer instituição assumissem encargos especiais para prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. [...] Em suma, a sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre seus ombros a responsabilidade de reeducar-se e de transformar-se para corresponder aos novos padrões de ideais de homem criados pelo advento do trabalho livre, do regime republicano e do capitalismo. FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 5. ed. São Paulo: Globo, 2008. O abandono e o descuido para com esse grupo étnico, descrito por Florestan Fernandes, podem ser apontados nos dias atuais como responsáveis *
( ) pela separação entre brancos e negros nos espaços públicos e no mercado de trabalho brasileiro.
( ) aumento do sentimento de pertencimento nacional dos grupos afrodescendentes
( ) pelo baixo índice de escolaridade, preconceito e exclusão social do negro no Brasil.
( ) pela integração do negro na sociedade brasileira, independentemente de ações afirmativas e políticas públicas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa correta é a letra C) pelo baixo índice de escolaridade, preconceito e exclusão social do negro no Brasil.
Explicação:
Basta analisar a situação atual da maioria dos negros na nossa sociedade. Infelizmente, por falta desse amparo no passado e nos dias atuais muitos negros não tem acesso a escolaridade, sofrem com preconceitos como racismo e injúria racial e isso tudo comprova o quão o negro é sim excluído da nossa sociedade.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Florestan Fernandes analisa esse descuido a partir da falta de conscientização da população, como uma consequência negativa do período da escravidão, gerando marcas até os dias de hoje. Logo, a alternativa C está correta.
A sociologia de Florestan Fernandes dialogava sobre a realidade social do nosso país.
A contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20679256