1)
A definição de lugar é comumente utilizada para designar uma área, em princípio, sem muitas referências claras, pois o seu conceito apresenta conexão direta e material com o passado, expressando, assim, a cultura e os valores peculiares da sociedade a qual nos referimos.
Dessa forma para que seja classificado como lugar, em Geografia, uma dada área tem de estar relacionada a história de uma comunidade ou mesmo individual.
A partir da definição geográfica de lugar, assinale a alternativa que represente corretamente o referido conceito.
Alternativas:
a)
Saguão de aeroporto.
b)
Quarto de hotel.
c)
Zona central de uma cidade.
Alternativa assinalada
d)
Shopping Center.
e)
Terminal de trens.
2)
A economia dos países se sustenta em três eixos, que são os setores econômicos. O setor primário corresponde a atividades como o extrativismo vegetal e mineral, por exemplo. O setor secundário está envolvido com a transformação da matéria-prima, por isso contempla a atividade industrial e, por fim, o setor terciário, relacionado ao comércio e a prestação de serviços.
A partir dessas informações, relacione as colunas:
(A) Atividade Primária
(B) Atividade Secundária
(C) Atividade Terciária
( ) Setor responsável por extrair a matéria-prima da natureza
( ) Setor responsável pela transformação da matéria-prima.
( ) Setor responsável por transportar e comercializar os produtos industrializados.
( ) Setor responsável pela produção agrícola, voltado ao cultivo de alimentos não processados nem industrializados.
Marque a alternativa na qual encontramos a sequência correta e respectiva:
Alternativas:
a)
A-B-C-A
b)
A-A-B-B
Alternativa assinalada
c)
A-C-B-A
d)
C-C-B-A
e)
B-B-B-C
3)
A determinação dos fusos horários é baseada em consignações racionais, dessa forma não cabe senso comum ou mesmo observações personificadas. Dentro desta configuração científica, as linhas de fusos horários não devem dividir cidades ou mesmo microrregiões em dois fusos diferente, o que poderia criar confusões supérfluas. Por isso as linhas dos fusos horário não são isomorfas aos meridianos.
Analise o mapa dos fusos horários brasileiros, que segue.
Imagem 1: Fusos Horários Brasileiros.
fusos horários
A partir da análise do mapa e das colocações anteriores, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
a)
O Brasil apresenta quatro fusos horários, essa divisão está baseada na divisão das quatro macrorregiões brasileiras, determinadas pelo IBGE.
b)
O Brasil apresenta dois fusos horários, que seguem como referência o meridiano 40º e 50º Oeste, sendo o seu critério puramente econômico e político.
c)
O Brasil apresenta quatro fusos horários e a sua definição está pautada no meridiano de Greenwich, sendo o de – 3 horas oficial pois envolve nossa capital.
Alternativa assinalada
d)
O Brasil não apresenta fuso horário oficial, pois em decorrência do horário de verão anual, sempre há alterações constantes em nosso sistema de horários.
e)
O Brasil apresenta quatro fusos horários e o oficial é o que apresenta a identificação -2 horas, uma vez que este é o mais próximo ao meridiano de Greenwich.
4)
Tome como base o mapa que segue, para responder à questão:
coordenadas
O presente mapa representa a divisão do planeta Terra em meridianos (leste e oeste) e paralelos (norte e sul), note a disposição deles ao longo do planisfério, bem como a sua reverberação nas dimensões de latitude e longitude.
Verificando o mapa, considerando a linha do Equador e o meridiano Greenwich, é possível afirmar que continente europeu tem suas terras predominantemente em quais hemisférios?
Alternativas:
a)
Norte e Oeste.
b)
Sul e Leste.
c)
Sul e Oeste.
d)
Leste e Oeste.
e)
Norte e Leste.
Alternativa assinalada
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
1) Zona central de uma cidade.
2) A-A-B-B
3) O Brasil apresenta 4 fusos horários e a sua definição está pautada no meridiano de Greenwich, sendo o de – 3 horas oficial pois envolve nossa capital.
4) Norte e Leste
Hittalo:
deu erro
Respondido por
18
1. Zona central de uma cidade
Perguntas interessantes