1- A crônica lida apresenta fatos ocorridos em diferentes momentos de uma viagem de avião. Responda no caderno: Quais são as reações do passageiro em destaque quando o avião: A- Está parado? B- Ganha velocidade para levantar você? C- Está no ar? 2- Por que o narrador afirma: "É a última espiada que dará pela janela"? 3- Que situação desencadeia o maior descontrole do passageiro? por quê? 4- Quem narra os fatos da crônica? A- O passageiro do lado B- A aeromoça C- O narrador- personagem ( 1 pessoa) D- Um narrador observador ( 3 pessoa) 5- Releia e explique a resposta do passageiro. [...] A aeromoça vem lhe oferecer um jornal, mas ele recusa - Obrigado. Não bebo. 6- A personagem da crônica é um passageiro que viaja pela primeira vez de avião. A- O texto é construído de modo a dar ideia de que ele não está acostumado a esse tipo de transporte. Copie as falas do passageiro que mostram isso. B- Por essas falas podemos deduzir que o passageiro está acostumado a outro tipo de transporte. Qual? Justifique. 7- A exposição das: Instruções de segurança desencadeia reações desesperadas no passageiro uma delas refere-se a um equipamento que flutua se preciso. Releia: Em caso de pouso forçado na água os assentos de suas cadeiras são flutuantes... A- Observe a imagem que ilustra o uso desse equipamento. B- Responda no caderno. * Qual foi a confusão que o passageiro fez sobre os assentos * O que ele imaginou? * Qual foi a reação desesperada que ele teve? 8- As confusões da personagem produzem efeitos humorísticos para você, qual momento do texto foi mais engraçado? porque? 9- O título de uma narrativa costuma ter relação direta com o assunto desenvolvido no texto A- Qual é o assunto tema dessa crônica? B- O título da crônica é "Emergência". Que relação há entre esse título e o assunto tema? C- Que outros título você daria á crônica?
Soluções para a tarefa
1.a) ansiedade, desconfiança
b) medo
c) insegurança, medo euforia, nervosismo, inquietação
2- Pelo fato de ter se arrependido e ter medo
3- quando falam do banco flutuante
4- narrador observador (em 3 pessoa), ele n participa
5- Pois o passageiro está voando pela primeira vez, por isso está nervoso
6- Ele tem dificuldades com o cinto de segurança.
9- Letra C o passageiro de primeira viagem
A crônica Emergência de Luiz Fernando Veríssimo é um texto narrativo apresentado em terceira pessoa e destaca o quanto uma viagem de avião pode ser complicada e trazer grandes transtornos, caso a pessoa não vá preparada para os desafios de uma viagem de avião. Em relação às respostas da tarefa é possível destacar:
Questão 1:
A - Quando o avião está parado o passageiro se mostra desconfiado e atrapalhado, pois não sabe como fechar o cinto de segurança;
B - Quando o avião ganha velocidade ele demonstra olha arregalados;
C - Quando o avião está no ar ele espia pela janela e se arrepende
Questão 2:
Ele fica apavorado ao espiar pela janela, por isso resolve ser melhor não olhar mais, pois poderá ficar mais nervoso.
Questão 3:
O maior descontrole do passageiro é quando começam a destacar tudo que pode acontecer durante a viagem e a forma que os passageiros devem se portar.
Questão 4:
Os fatos da crônica são narrados por uma terceira pessoa, portanto, narrador observador, letra D.
Questão 5:
Ele estava tão nervoso que acabou se atrapalhando e falando algo improvisado.
Questão 6:
É possível definir que o passageiro não estava acostumado a esse tipo de transporte, pois durante a seu nervosismo ele pergunta onde poderá puxar a cordinha para sair do avião.
Questão 7:
A - As observações estão relacionadas a rotina de voo e os procedimentos atrelados ao mesmo em caso de algum problema durante o voo.
B - Quanto aos assentos ele imaginou todos flutuando.
Questão 8:
O momento do texto que achei mais engraçado é quando ele entrou em desespero ao imaginar os assentos flutuando.
Questão 9:
A - O tema central da crônica corresponde a primeira viagem de avião do personagem.
B - A relação entre o título e o assunto do texto é que o desespero nas viagens de avião estão relacionadas as emergências que podem ocorrer.
C - A primeira viagem de avião nunca se esquece.
Crônicas de Luís Fernando Veríssimo
As crônicas de Luís Fernando Veríssimo, normalmente, englobam o dia a dia das pessoas comuns. Entre os textos que podem ser destacados estão:
- A metamorfose
- Incidente na casa do ferreiro
- Cuia
- O homem trocado
- Dois mais dois
- A foto
- Aviãozinho
- Outro de elevador.
As crônicas de Veríssimo podem ser encontradas em livros e em fascículos de jornais renomados.
Quer conhecer mais sobre as crônicas de Luís Fernando Veríssimo?
https://brainly.com.br/tarefa/40710302
https://brainly.com.br/tarefa/38496797
#SPJ2