1) A crise do sistema colonial provocou a independência das colônias americanas?
2) Elas realmente ficaram livres?
Soluções para a tarefa
1 - Sim, o modo de sisme colonial entrou em colapso na medida em que as pessoas ficaram insatisfeitas com a quantidade de impostos que eram cobrados bem como com a falta de bens básicos como de saúde ou alimentação.
Assim, somando-se a isso veio as ideias do iluminismo que pregavam a liberdade dos povos. Tal fator provocou diversas revoltas para a libertação de países.
2 - Não, tendo em vista que muitos países ainda ficaram dependentes economicamente.
espero ter ajudado!
1 - No estudo da História é bastante perigoso, e muitas vezes inadequado, falar que um evento histórico "provocou" outro, pois isto simplifica demais as complexas relações sociais existentes e desconsidera a liberdade daqueles agentes históricos, além de tornar a história mecanicista.
Mais adequado seria dizer que a crise do sistema colonial favoreceu os projetos pela independência, que eram mais antigos que esta crise, na medida que enfraqueceu as autoridades europeias, aumentando o poder relativo dos colonos, que se organizaram para conseguir a sua liberdade política e, a partir dela, construir a liberdade econômica e social.
2 - Mesmo com a independência as colônias não se tornaram completamente livres, já que a sua economia era ainda bastante frágil (dependia, em grande parte, da exportação de produtos para o país que era até então a sua Metrópole) e estes países tinham uma estrutura política precária, muitas vezes sem uma liderança clara.
Além deste aspecto, a independência, mesmo quando fundou Repúblicas, foi organizada pela elite latifundiária local e esta elite fundou sociedades nas quais ainda existia escravidão, não havia direitos trabalhistas e nem igualdade de gênero, de modo que mesmo a liberdade relativa era limitada a uma pequena parcela daquela população.
Mais sobre este contexto histórico em:
https://brainly.com.br/tarefa/17607143