1) A crise do feudalismo ocorreu no último período da Idade Média. Sem dúvida, percebemos que o sistema feudal não conseguia abarcar as demandas de uma população em crescimento. Por um lado, a limitação técnica e as obrigações com impostos impediam que a produção agrícola conseguisse atender as demandas da época. Por outro, o crescimento das cidades e da atividade comercial não conviveria com um modelo econômico marcado pela agricultura de subsistência. Assim a crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa correta. O feudalismo:
A) deve ser definido como um regime político centralizado;
B) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
C) surgiu como conseqüencia da crise do modo de produção asiático;
D) sistema de governo marcado por forte mobilidade social
me ajudemmm
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A é a correta!!
Explicação:
Entre os séculos X e XI, observamos que a Europa experimentou um surto demográfico proveniente do incremento das técnicas de produção agrícola então existentes. O crescimento da população determinou a busca por novas terras, já que o modo de produção disponível não era capaz de atender satisfatoriamente o ritmo de desenvolvimento da época. Com o passar do tempo, várias regiões de floresta e pântano foram empregadas para a ampliação da oferta de terrenos cultiváveis.
Com o passar das décadas vemos que tais alterações somente retardaram a incapacidade que o modo de produção feudal tinha em abastecer as crescentes populações dos campos e das cidades. Atingindo o século XIII, notamos que a ampliação das terras por ações de transformação e desmatamento impôs uma série de transformações climáticas que alteraram o rendimento das colheitas e, em pouco tempo, criou uma séria crise de abastecimento pela Europa.
A falta de alimentos acabou se aliando com a expansão rápida dos centros urbanos, que aglomeravam pessoas sem condições de saneamento e higiene então desconhecidas naquele tempo. Na metade do século XIV, entre 1340 e 1350, essa situação desfavorável acabou se agravando no momento em que a Peste Negra se consolidou como uma das mais graves epidemias a atingir a população da Europa. Em pouco tempo, aproximadamente um terço dos europeus foram dizimados com os terríveis sintomas da doença.