História, perguntado por gdsm43253, 6 meses atrás


1- A crise da República Velha e o Golpe de 1930 - Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro do PRM. Porém, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um político paulista, Júlio Prestes, a sucessão, rompendo com o café-com-leite. Descontente, o PRM junta-se com políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul (forma-se a Aliança Liberal ) para lançar a presidência o gaúcho Getúlio Vargas. Júlio Prestes sai vencedor nas eleições de abril de 1930, deixando descontes os políticos da Aliança Liberal, que alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas.De acordo com o texto pode-se inferir que o Golpe de 1930 foi consequência: *
1 ponto
a. da traição de Washington Luís ao acordo do Café com Leite, indicando outro paulista em vez de um mineiro.
b. da boa administração de Getúlio Vargas, que fez com que o povo o quisesse de novo no governo.
c. da ditadura imposta pelo novo presidente, Júlio Prestes.
d. da má administração dos políticos paulistas, o que fez com que os mineiros quisessem tomar o poder.
2- Descontentes com os candidatos apoiados pelo presidente Washington Luís, um grupo de oligarcas dissidentes criou uma chapa eleitoral chamada Aliança Liberal, encabeçada por Getúlio Vargas que prometia reformas. Júlio Prestes, natural sucessor do presidente, acabou ganhando as eleições, mas a Aliança Liberal e parte do Exército pegaram em armas no acontecimento batizado de “Revolução de 30”. Assinale a consequência deste levante para o Brasil: *
1 ponto
a) Instituição do Estado Novo.
b) Começo da ditadura militar.
c) Fim do governo das oligarquias estaduais.
d) Ascensão de um regime de centro-esquerda.
3- A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com: *
1 ponto
a) a Guerra Franco-Prussiana.
b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.
c) a Guerra Civil Americana.
d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
e) a Independência dos Estados Unidos.

a) Militarismo
b) Democracia
c) Nacionalismo
d) Autoritarismo
inimigos nacionais. BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 562.O totalitarismo desenvolveu-se no mundo principalmente no período entre a I e II Guerras Mundiais. Qual dos países indicados abaixo NÃO pode ser considerado como totalitário? *
1 ponto
a) Alemanha nazista
b) Itália fascista.
c) URSS stalinista.
d) Inglaterra de Churchill.
6- Em março de 1964 grupos militares, apoiados por grande parcela da sociedade civil, destituíram João Goulart da Presidência do Brasil e instauraram, pelo ato que na época qualificavam como revolucionário, um regime de exceção que se destinava a estabelecer a ordem no país e convocar novas eleições em 1965. Sabe-se que o Regime Militar, por meio de práticas autoritárias, estabeleceu-se no país por mais de 20 anos, e que novas eleições diretas para a presidência da República foram realizadas apenas em 1989.Assinale a alternativa correta sobre este período. *
1 ponto
A) Dentre os atos constitucionais (AI), durante o Regime Militar, era dado ao presidente a possibilidade de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão.
B) A Igreja Católica manteve-se, ao longo da ditadura militar, ao lado do Governo Militar. Prova disso é a participação de padres e bispos na Marcha dos 100 mil, convocada com o intuito de fortalecer os projetos políticos e manifestar apoio ao Ato Institucional nº 5, promovido pelo governo Costa e Silva.
C) O Regime militar possibilitou equiparação salarial entre grupos sociais, à medida que promovia aumentos salariais regulares, definidos em comum acordo com as lideranças sindicais.
D) O governo de Emílio Garrastazu Médici é caracterizado por um amplo combate ao uso da tortura e da violência por parte do Estado. Foi dele a iniciativa de promover um processo de abertura política lenta, gradual e segura.
7- Observe a imagem e responda: A manifestação popular retratada na imgem foi uma das manifestações mais importantes para a democracia brasileira. Identifique-a nas alternativas abaixo. *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) Movimento caras pintadas, no governo Collor
b) Movimento pelas Diretas Já, liderado por Ulisses Guimaraes.
c) Movimento grevista no ABC paulista, liderado por Lula.
d) Movimento ilegal do povo, contra a censura no governo.
Nunca envie senhas pelo Formulários Google.
Este formulário foi criado em Secretar​

Soluções para a tarefa

Respondido por alanasantosf
2

1) Alternativa Correta: A) da traição de Washington Luís ao acordo do Café com Leite, indicando outro paulista em vez de um mineiro.

E foi através desta traição que se teve a Revolução de 1930, pois a indicação de Washington, Júlio Prestes vence as eleições.

2) Alternativa Correta: C) Fim do governo das oligarquias estaduais.

As oligarquias estaduais marcaram a república do café com leite, mas esta chegou ao fim através da Revolução de 30, devido a traição no acorda que as mantinham no poder.

3) Alternativa Correta: D)a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

A Quebra da Bolsa de Valores de NY ficou marcada como a crise de 1929, devido ao colapso na economia.

4) Questão não apresenta enunciado, mas você pode respondê-la observando as características de cada elemento.

5) Alternativa correta D) Inglaterra de Churchill.

A Inglaterra de Churchill não foi considerado totalitarista apesar de serem encontrados elementos conservadores.

6) Alternativa Correta A) Dentre os atos constitucionais (AI), durante o Regime Militar, era dado ao presidente a possibilidade de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão.

O regime militar foi marcado como um momento de muito controle e repressão sobre os cidadãos, e para reafirmar o controles eram intitulados os  atos constitucionais (AI), o que permitia tortura e retirada dos direitos perante a lei.

7) Sem a imagem não é possível responder, mas você pode observar a data, ou cartazes, se existirem, e assim identificar a que movimento pertenceu.

Perguntas interessantes