Pedagogia, perguntado por lavinyaestivalowjvf9, 11 meses atrás

1)
A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra. A arqueologia do saber, a genealogia do poder e da ética. A da arqueologia do conhecimento é marcada pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, em busca de um saber que não foi sistematizado. A genealógica corresponde a um conjunto de investigações das correlações de forças que permitem a emergência de um discurso, com ênfase na passagem do que é interditado para o que se torna legítimo ou tolerado.

Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para Foucault, o saber representa, de certa forma, um poder que se constitui a partir de um discurso tido como válido e, que a partir da Idade Moderna, estará, fundamentalmente, ligado aos domínios científicos.

PORQUE

II. Nesse jogo das práticas relativas e do saber se inserem as relações de liberdade e ideologia, tratada em item específico por Foucault. Enquanto liberdade devemos considerar as visões de mundo que dialogam com os saberes que os produzem, e que por eles são produzidos, se reproduzem e perpetuam.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.

d)
A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
18

Olá!

Podemos afirmar que em ambas as alternativas há considerações corretas acerca de Foucault. No item 1 podemos observar corretamente a importância do saber para seus estudos e de sua extrema relação com as bases científicas evidenciadas na Idade Moderna.

Todavia, a alternativa 2 não justifica a alternativa 1, haja vista que esta trata de um outro parâmetro também estudado por Foucault, mas que trata da liberdade dos seres humanos.

Logo, alternativa a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Respondido por geraldosouza12p47866
15

1- D )A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira

2-b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas

3-b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

4-b) F - V - V.


Perguntas interessantes