1)
A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra. A arqueologia do saber, a genealogia do poder e da ética. A da arqueologia do conhecimento é marcada pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, em busca de um saber que não foi sistematizado. A genealógica corresponde a um conjunto de investigações das correlações de forças que permitem a emergência de um discurso, com ênfase na passagem do que é interditado para o que se torna legítimo ou tolerado.
Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para Foucault, o saber representa, de certa forma, um poder que se constitui a partir de um discurso tido como válido e, que a partir da Idade Moderna, estará, fundamentalmente, ligado aos domínios científicos.
PORQUE
II. Nesse jogo das práticas relativas e do saber se inserem as relações de liberdade e ideologia, tratada em item específico por Foucault. Enquanto liberdade devemos considerar as visões de mundo que dialogam com os saberes que os produzem, e que por eles são produzidos, se reproduzem e perpetuam.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
d)
A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
Olá!
As duas alternativa são corretas mas a segunda não se relaciona com a primeira. Letra A.
Bem Foucault na segunda alternativa trata da liberdade dos indivíduos, relacionando os saberes que os indivíduos realizam com aqueles que perpetuam, sendo uma base para a visão de mundo nessa teoria.
Já na primeira, ele fala do saber e sua importância para o caráter científico já na modernidade, essa, que terá total relação com a forma que os indivíduos darão continuidade nas relações humanas, mas apenas na segunda ele reforça o caráter da liberdade.
Até mais!
Respondido por
235
Resposta:
1-D 2-B 3-B 4-A
Explicação:
Perguntas interessantes
A ASSERÇÃO II É UMA PROPOSIÇÃO FALSA, E A I UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
2 B)
SOMENTE AS AFIRMATIVAS I, III E IV ESTÃO CORRETAS
3B)
SOMENTE AS AFIRMATIVAS II E III ESTÃO CORRETAS
4B)
F - V - V.