Pedagogia, perguntado por lidianegustavo2, 1 ano atrás

1)A construção da própria capacidade de interpretar documentos históricos, localizando-os no tempo e no espaço, permite ao professor da EJA,perceber informações "não explícitas" em determinadas situações. No que se refere a criação da UNESCO:

I)Favoreceu a desativação dos grupos e movimentos que auxiliavam na conscientização popular,

II)As condições políticas da época não conseguiram determinar sua sobrevivência, sendo extinta em seu primeiro formato e substituído pela Fundação Educar,

III)Favoreceu a divulgação e promoção, em âmbito mundial de uma educação voltada para a paz dos povos,

IV)Contribuiu para a discussão e implementação de ações ligadas ao analfabetismo, à educação de adultos e às desigualdades sociais,

V)Considerou a educação de adultos uma forma de contribuir com o desenvolvimento das nações "atrasadas".

Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)Apenas a afirmativa I, está Correta,

b)Apenas as afirmativas I, II e III, estão Corretas,

c)Apenas as afirmativas III e IV, estão Corretas,

d)Apenas as afirmativas III, IV e V, estão Corretas,

e)Apenas as afirmativas I, II, III e V, estão Corretas,

2)Comparar é estabelecer relações entre eventos, processos ou documentos históricos com a realidade mais imediata do aluno (no presente ou no passado recente). Perceber o que há de semelhante e diferente entre momentos históricos distintos, salientar rupturas e continuidades. No processo de comparação, não se busca construir juízos de valor, mas sim compreender as diferenças. Nesse contexto aponte as afirmativas corretas ao tratar sobre o histórico da EJA:

I)Até por volta de 1930, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita.

II)Em 1945, a UNESCO, seguindo uma concepção funcional do processo educativo, defendia a educação de forma passiva e instrumental, sem visão crítica.

III) Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servir tanto para a submissão como para a libertação do povo.

Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)Apenas a afirmativa I, está Correta,

b)Apenas a afirmativa II, está Correta,

c)Apenas a afirmativa III, está Correta,

d)Apenas as afirmativas II e III, estão Corretas,

e)As afirmativas I, II e III, estão Corretas,

3)É importante que o pedagogo compreenda a historicidade que envolve a EJA, para melhor posicionar-se diante do contexto atual. Historicamente a EJA, vai conquistando seu espaço, até que durante o período da ditadura militar os movimentos ligados à alfabetização, educação e cultura popular sofrem grande pressão política. Nesse período, mais especificamente por volta de 1967, o governo lança:

Alternativas:

a)Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL,

b)Centros Populares de Cultura (CPC),

c)Campanha "de pé no chão também se aprende a ler",

d)Movimento de Educação de Base (MEB),

e)Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA),

4)A educação pode ser analisada a partir de um emaranhado envolvente que consegue conectar a dimensão social, política, econômica, entre outras.Fundamentado na lei LDB n. 9394/96 (art. 1º), o conceito de educação nos é apresentado "não como uma mera transmissão de conhecimentos e informações". Atualmente a educação abrange vários modos de formação do ser humano, que compreende desde sua relação com a natureza, consigo mesmo até a sua relação com os outros homens. Dessa relação originam-se as memórias que ajudam a sociedade a se organizar. Paulo Freire afirma que por meio da educação:

Alternativas:
a)Os sujeitos têm a possibilidade de passarem de um estágio a outro de consciência, o que acaba por afetar a qualidade de sua ação.
b)O sujeito não consegue desvelar a realidade, porque ele se deixa conduzir por uma vocação que o torna alienado e contraditório.
c)A mágica da realidade - ilumina o discernimento dos sujeitos, assim a consciência ingênua se desenvolve reinterpretando o óbvio: "a escola não contribui para formação do sujeito".
d)A liberdade da consciência individual esclarecida, passa a oprimir a esperança dos sujeitos em sua fase adulta.
e)A cultura acaba desenvolvendo na população, de maneira geral, a submissão e a falta de motivação para a luta.

Soluções para a tarefa

Respondido por eniltonbraga
18

AV1 D - E - A - A - B


delapinheiro: Vc tem a AV2
eniltonbraga: av2 A C E A C
Respondido por thaissacordeiro
2

Olá.

Como vai?

1. Conforme a leitura, entende-se que o tema abordado é  o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que é uma modalidade de ensino que não é realizada somente para quem não concluiu o ensino regular no tempo estabelecido. Não existe uma separação para entrar no EJA.

Sobre essa modalidade de ensino, vale destacar que um dos temas tratados é a inclusão social por meio de debates. Além de que no EJA existe um 'aproveitamento' dos conhecimentos adquiridos de maneira informal pelos alunos que é realizado por meio de exames.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

2. Todas as alternativas estão corretas. Para Paulo Freire a educação era vista como uma forma de liberdade para o povo, por isso é tratada como ato político.

Por isso a alternativa correta é a letra E.

3. O Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL foi criado ainda no ano de 1967 com o intuito de propagar a educação para aquelas pessoas menos favorecidas. Foi instaurado ainda no regime militar.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

4. Paulo Freire acreditava que os indivíduos têm a capacidade de aprender e que esse aprendizado pode transformar a sua realidade.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra A.

Abraços!


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