Sociologia, perguntado por GigiAssSocial, 6 meses atrás

1. A Constituição Federal de 1988 marcou uma nova era para a política de assistência social. Assim, pode-se considerar que esta se divide em dois momentos, sendo um anterior e outro posterior à Constituição Federal. Quais são os modelos referidos?

A. Primeiro momento centrado na assistência social como caridade, marcada pela forte presença da Igreja Católica, e segundo momento que a considera direito do cidadão e dever do Estado.

B. Primeiro momento assistencialista e centrado na Igreja Católica e segundo momento com compartilhamento de responsabilidades entre Estado e solidariedade empresarial.

C. Primeiro momento baseado na ausência do Estado, devido à existência de políticas públicas includentes, e segundo momento baseado no dever do Estado e direito de todos.

D. Primeiro momento centrado na ação do Estado, na caridade e na filantropia e segundo momento baseado em ações de assistência social pontuais e esporádicas.

E. Na realidade, não há distinção entre os dois momentos citados, uma vez que um é consequência do outro.​

Soluções para a tarefa

Respondido por RicardoRamos1998
0

A alternativa correta sobre a assistência social, anterior e posterirmente a Constituição Federal de 1988, é: "A. Primeiro momento centrado na assistência social como caridade, marcada pela forte presença da Igreja Católica, e segundo momento que a considera direito do cidadão e dever do Estado.".

Para isso, é preciso compreender o tema da assistência social como caridade e da mesma enquanto obrigação do Estado.

A assistência social

A Constituição Federal de 1988 colocou a assistência social enquanto um dever do Estado, ao afirmar os direitos do cidadão a saúde, educação, moradia, entre outros temas de uma vida digna.

Anteriormente a Constituição, o modelo de assistência social se colocava centrado na atuação de entidades da Igreja Católica, como as Santa Casas de Misericórdia.

Para mais sobre a Constituição de 1988, leia: https://brainly.com.br/tarefa/47001512

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes