1)
A Constituição Federal de 1988 é considerada a constituição ___________ e da ___________.
Assinale a resposta que preenche as lacunas de forma adequada:
Alternativas:
a)
cidadã – revolução.
b)
cidadã – redemocratização.
c)
democrática – inclusão.
d)
democrática – gestão.
e)
cidadã – ditadura.
2)
Analise as afirmativas e as relacione de forma correta com o seu conceito.
(1) Constituição
(2) Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(3) Decretos
(4) Diretrizes
(5) Resoluções
( ) São ordens emanadas pelo poder executivo, portanto, presidência, governo de estado e prefeituras. Ordenam ações que levem a cabo os preceitos legais.
( ) Indica a direção a ser seguida para colocar em prática os preceitos legais. Possui a incumbência de sistematizar os princípios legais e transformá-los em orientações para assegurar a formação básica comum em território nacional.
( ) É a lei orgânica e geral da educação brasileira. Regulamenta as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional.
( ) É a lei suprema de um país. É o documento que reúne as leis fundamentais de estruturação do Estado, formação de poderes, formas de governo e direitos e deveres do cidadão de um país.
( ) Possui como objetivo normatizar assunto de uma competência específica e não pode causar efeitos externos.
Assinale a sequência correta.
Alternativas:
a)
4, 5, 2, 1, 3.
b)
3, 2, 4, 1, 5.
c)
2, 4, 5, 1, 3.
d)
1, 3, 5, 4, 2.
e)
3, 4, 2, 1, 5.
3)
No Brasil Colônia, prevaleceu o modelo agroexportador da economia e uma educação que tinha por princípio a conversão dos indígenas à fé católica pela catequese e instrução, trabalho este realizado pelos padres Jesuítas. Embora tenham sido expulsos em 1759, os jesuítas implantaram as bases, estrutura e funcionamento da escola brasileira.
O processo educacional colonial se desenhou com modelos educacionais diferentes.
Diante da afirmação acima, quais são esses modelos?
Alternativas:
a)
Uma educação formal, longa e diversificada para ingressar no sacerdatório, nas fileiras das ordens religiosas ou complementar os estudos em Portugal, preparando-se para o poder, destinada aos portugueses e seus descendentes. E outra educação para a prática dos serviços subalternos, a catequese, para cumprir os deveres para com Deus, para com o Estado e para com os senhores, destinada aos índios, negros, mestiços e cristãos novos.
b)
Uma educação secundária superior para a burguesia e uma educação primária profissional para o proletariado encaminhado para as atividades manuais.
c)
Uma educação formal e curta para ingressar no sacerdatório, nas fileiras das ordens religiosas, preparando-se para o poder, destinada aos portugueses e seus descendentes. E outra educação para a prática dos serviços subalternos, a catequese, para cumprir os deveres com o Estado e para com os senhores, destinada aos índios, negros, mestiços e cristãos novos.
d)
Uma educação formal, longa e diversificada para complementar os estudos em Portugal, preparando-se para o poder, destinada aos portugueses e seus descendentes. E outra educação para a prática dos serviços subalternos, a catequese, para cumprir os deveres para com Deus, para com o Estado e para com os senhores, destinada apenas aos índios.
e)
Uma educação longa apenas para o ingresso no sacerdatório e nas fileiras das ordens religiosas, destinada aos portugueses e seus descendentes com vocação religiosa. E outra educação para a prática dos serviços subalternos, a catequese, para cumprir os deveres para com Deus, para com o Estado e para com os senhores, destinada apenas aos negros e mestiços.
4)
No início do ano letivo de 2016, a mãe de um aluno que passou por muitas dificuldades de aprendizagem no período em que estudava e que depois ficou três anos evadido da escola, procurou a diretora da Escola Estadual Padre Francisco para saber em qual modalidade (ensino regular ou educação de jovens e adultos) deve matricular o seu filho que deseja voltar a estudar, porém que ainda se encontra no 2º ano do ensino fundamental e já completou 14 anos de idade.
Para a diretora esclarecer a dúvida da mãe e fornecer a melhor orientação, ela deve recorrer a quais conhecimentos?
Alternativas:
a)
Filosóficos da sua formação.
b)
Didáticos da sua formação.
c)
Metodologias de aprendizagem da sua formação.
d)
Legislação e políticas educacionais da sua formação.
e)
Linguísticos da sua formação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. alternativa A
2. alternativa E
3. alternativa E
4. alternativa D
Seguem as respostas da questão sobre a Constituição Federal: 1 - B (cidadã – redemocratização), 2 - E (3, 4, 2, 1, 5.), 3- A e 4 - D (Legislação e políticas educacionais da sua formação).
A Constituição Federal de 1988 é chamada de Constituição Cidadã por ter sido elaborada para fins de redemocratização no Brasil. Assim, nela, há pressupostos de direitos humanos, que priorizam o ser humano e sua dignidade como pessoa, acima de tudo.
O Art.5º da Carta Magna explicita os direitos que o povo têm e que são assegurados pelo poder estatal. Princípios como direito à vida, à isonomia, à propriedade privada, à saúde e à educação são fundamentais e estão presentes em toda a Constituição de 1988.
Já a educação na história do Brasil relaciona-se aos padres jesuítas, que viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/10613846